Publicidade

noticias

Unicamp abre inscrições para processo seletivo de refugiados

Podem participar estudantes estrangeiros refugiados ou com risco em seus países de origem, e migrantes beneficiários de políticas humanitárias

| Da Redação -

 

Campus da Unicamp em Campinas (Foto: Divulgação/ Unicamp)
Campus da Unicamp em Campinas (Foto: Divulgação/ Unicamp)

*Por Patrícia Capovilla 


A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) iniciou nesta quinta-feira (10) as inscrições para o Processo Seletivo Aberto, destinado a estudantes estrangeiros refugiados ou com risco em seus países de origem, além de migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro. Este é o primeiro processo seletivo sistematizado e online oferecido pela Unicamp para ingresso em seus cursos de graduação. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2025, exclusivamente pelo site da Comvest (clique aqui para acessar). Ao todo, são disponibilizadas 45 vagas em 26 opções de cursos de graduação. O edital com todas as regras, cursos e informações detalhadas Pode ser acessado neste link

Os candidatos devem escolher um único curso e indicar em qual dos três idiomas disponíveis (espanhol, inglês ou português) realizarão a prova. É importante ressaltar que apenas pessoas que estejam cursando ou já tenham cursado ensino superior no exterior podem se inscrever. 

O processo seletivo será dividido em três fases, todas de caráter eliminatório e classificatório: 

1. PLIT (Prova de Leitura e Interpretação de Textos) e PCE (Prova de Conhecimentos Específicos);
2. Prova de Redação;
3. Análise de Compatibilidade Curricular. 

As provas ocorrerão no dia 18 de maio de 2025, a partir das 13h (horário de Brasília), de forma online. As orientações para a realização das provas e os protocolos do ambiente virtual estarão disponíveis no site da Comvest. A PLIT consistirá em oito questões objetivas, enquanto a PCE terá 12 questões relacionadas à área específica do curso escolhido. A Prova de Redação consistirá em um texto com o mínimo 1.400 e o máximo de 2.800 caracteres. 

Os candidatos terão um total de três horas para realizar as provas, devendo se conectar ao ambiente virtual às 13h para suporte técnico. O início das provas será às 14h, e não será permitido o ingresso na plataforma após esse horário.

Para a fase de Análise Curricular, serão convocados três candidatos por vaga. A lista de convocados será divulgada em 2 de junho, e os selecionados deverão enviar a documentação exigida entre 3 e 6 de junho.. 

Matrículas 

A lista de convocados para matrícula será publicada em 14 de julho deste ano, e a matrícula deverá ser realizada remotamente. Os aprovados poderão se inscrever na disciplina de Língua Portuguesa para estrangeiros, a ser oferecida no segundo semestre de 2025. O ingresso regular nos cursos ocorrerá no primeiro semestre de 2026. 

LEIA MAIS 

Virando Bixo 2024: confira o gabarito da segunda fase




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade