
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) anunciou nesta quinta-feira (20) a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Aberto, destinado a estudantes estrangeiros que se encontram em situações de refúgio ou risco em seus países de origem, além de migrantes beneficiários de políticas humanitárias do governo brasileiro. As inscrições começam no dia 10 de abril e vão até 30 de abril de 2025.
Podem se inscrever estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído uma graduação e que se enquadrem nos perfis mencionados. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher um único curso e indicar em qual dos três idiomas (espanhol, inglês ou português) desejam realizar a prova.
Este é o primeiro processo seletivo sistematizado e online da Unicamp voltado para esse público. Serão 45 vagas divididas em 26 cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Comvest (clique aqui para acessar). O edital com todas as regras e orientações estará disponível na mesma página.
COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO?
O processo seletivo será dividido em duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório:
1. Primeira Fase: é composta por PLIT (Prova de Leitura e Interpretação de Textos), PCE (Prova de Conhecimentos Específicos) e Prova de Redação. As provas ocorrerão no dia 18 de maio de 2025, a partir das 13h (horário de Brasília), de forma online. A PLIT terá oito questões objetivas, enquanto a PCE, 12 questões relacionadas à área do curso escolhido (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas). A Prova de Redação exigirá um texto entre 1.400 e 2.800 caracteres.
2. Segunda Fase: é quando ocorre a Análise de Compatibilidade Curricular. Será convocado um número três vezes maior que o de vagas disponíveis. A lista de convocados será divulgada em 2 de junho de 2025 e os selecionados deverão enviar a documentação exigida entre 3 e 6 de junho de 2025.
MATRÍCULAS E INÍCIO DAS AULAS
A lista de convocados para matrícula será publicada em julho de 2025, e a matrícula deverá ser realizada remotamente. Os aprovados poderão optar por ingressar na Unicamp como alunos especiais na disciplina de Língua Portuguesa para estrangeiros no segundo semestre de 2025, com o ingresso no curso escolhido previsto para o primeiro semestre de 2026. Quem preferir poderá ingressas apenas no início do próximo ano letivo. A universidade recomenda que os candidatos não cancelem a matrícula em suas instituições de origem antes da efetivação na Unicamp.
APOIO AOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS
A Unicamp, por meio da CSVM (Cátedra "Sérgio Vieira de Mello"), tem desenvolvido ações de acesso à educação superior para refugiados. Desde 2019, a cátedra, em parceria com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), já ajudou 750 pessoas a ingressar no ensino superior no Brasil. Atualmente, a Unicamp conta com 54 alunos refugiados de diversos países, oferecendo suporte por meio de cursos de português, atendimento psicológico, bolsas de permanência e serviços de saúde.
LEIA MAIS