
Acontece, nesta terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro, a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A reaplicação é para participantes que tiveram algum problema logístico no dia da aplicação regular do exame (5 e 12 de novembro), que estavam com alguma doença infectocontagiosa e solicitaram a reaplicação ou foram alocados a mais de 30 quilômetros da residência na aplicação regular. Para ter direito à reaplicação, os estudantes fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e tiveram o pedido aceito.
No primeiro dia de aplicação, os participantes resolverão questões de linguagens, redação e ciências humanas. No segundo dia, os inscritos farão provas de ciências da natureza e matemática.
Horários
Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Os participantes começarão as provas às 13h30 e poderão concluir a prova até as 19h, no primeiro dia, e 18h30 no segundo dia.
Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais de prova.
Documentos
Para acessar a sala de prova, o participante deve apresentar, obrigatoriamente, a via original de documento de identificação oficial com foto, como cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas, Carteira Nacional de Habilitação e Passaporte.
Será aceita identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso de reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.
Também serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.
Caneta
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses participantes deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Envelope porta-objeto
No momento da aplicação, não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de prova.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria; protetor auricular; relógio e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, e quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame.
Acesse a Página do Participante
Saiba mais sobre o Enem
Acesse o edital do Enem







