Publicidade

noticias

Segunda fase da Unicamp 2024 começa com abstenção de 7,8%

Provas continuam nesta segunda, 4/12, em 22 cidades de todo o país com questões especificas por área do conhecimento

| Da Redação -

Cerca de 12 mil candidatos fizeram a primeira prova da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 (Foto: Antonio Scarpinetti)
 

A taxa de abstenção no primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 foi de 7,8%. A prova começou a ser aplicada neste domingo (3/12) e segue na segunda-feira (4/12). 

De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), responsável pelo exame, o índice é praticamente igual ao do ano anterior (7,6%) e um dos menores já registrados na segunda etapa a média dos últimos dez anos é de 11%.  

Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, 12.404 estudantes compareceram e 1.043 faltaram.  

Taxa por cidade
A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em Piracicaba com apenas 3,6%. Em São Paulo, a abstenção foi de 6,6% e em Campinas de 7,4%. Os índices por cidade, bem como as provas do primeiro dia estão disponíveis na página do Vestibular 2024.  

As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest, na próxima quinta-feira, 7 de dezembro.  

A prova
Foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza. 

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas: uma carta de denúncia de trabalho doméstico análogo à escravidão ou um discurso sobre refugiados e asilo político, como sendo um delegado da Organização das Nações Unidas (ONU), em um simulado para o ensino médio.  

"As duas propostas da prova de Redação têm algo em comum, ao proporem uma reflexão ética e o compromisso de uma pessoa diante de questões que perpassam o mundo atual", afirmou José Alves, diretor da Comvest. Segundo ele, os dois temas estão alinhados com o perfil de aluno desejado pela Unicamp, um estudante que percebe a importância do envolvimento de todos as questões do campo dos direitos humanos.  

O segundo dia
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). A duração da aplicação é de cinco horas em cada dia de prova. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas. 

Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta (em material transparente), lápis preto, borracha, sua própria garrafa de água. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova. Está permitido: água, sucos, chocolates e alimentos leves.  

Segundo dia - provas comuns a todos os candidatos: 

Prova de Matemática: com seis questões para os cursos das áreas de Ciências Exatas/Tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Biológicas/Saúde e quatro questões para os cursos das áreas de Ciências Humanas/Artes.  

Prova Interdisciplinar: com duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas.  

Segundo dia - provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:  

a) Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: prova de Biologia com oito questões; prova de Química, com seis questões.  

b) Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: prova de Física, com seis questões; prova de Química, com seis questões.  

c) Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: prova de Geografia, com seis questões; prova de História, com seis questões; prova de Filosofia, com uma questão; prova de Sociologia, com uma questão.  

Próximas datas 

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 7 e 9 de dezembro, somente em Campinas. Os locais e horários já estão disponíveis no site da Comvest.  

A primeira chamada será divulgada dia 29 de janeiro os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 30 e 31 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2024, disponível no site da Comissão.
 

LEIA TAMBÉM 

Unicamp abre inscrições para processo Vagas Olímpicas 2024


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade