Publicidade

noticias

Redação do Enem aborda invisibilidade do trabalho de cuidado feminino

Tema foi anunciados nas redes pelo ministro Camilo Santana (Educação) e considerado "pertinente" por coordenadora do Poliedro

| Da Redação -

 

Quase 4 milhões de estudantes estão inscritos para fazer o Enem 2023 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) é "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" e foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em vídeo nas redes sociais. 


A redação é uma das provas do primeiro dia de exame, que acontece neste domingo (5/11). Os candidatos também terão de responder 90 questões de linguagens e ciências humanas.
 

Para a coordenadora geral de Redação do Poliedro, Gabrielle Cavalin, o tema é pertinente porque, de fato, é um assunto que tem pouco espaço no debate público, chegando a ser naturalizado em função dos papeis sociais de gênero.
 

"O cuidado com a casa, com os filhos fica por conta da mulher e é um trabalho que demanda tempo, esforço físico e mental, e não é valorizado", analisa a coordenadora.
 

Segundo ela, o tema a lembrou alguns vídeos que têm viralizado nas redes sociais de pessoas que têm feito entrevistas nas ruas, e aí eles fazem uma mesma pergunta para o homem e para a mulher, que é: "quando você chega em casa o que você faz?". Para o homem a maioria das respostas é sobre assistir TV e descansar, para mulher, a maioria das respostas é sobre fazer tarefas do lar ou jantar. Vídeos como esse tentam provocar a reflexão na sociedade sobre a sobrecarga do trabalho feminino justificada pela jornada dupla que leva a consequências emocionais.
 

Na avaliação de Gabrielle, os candidatos não deverão ter muita dificuldade com o tema, uma vez que esse é um assunto sempre discutido. "A continuidade dessa invisibilidade desse trabalho se dá justamente pela falta de debate sobre o assunto, da falta de esclarecimento, da sociedade discutir, da mídia discutir, do Estado ter mais políticas para justamente pensar essa invisibilidade", afirma.
 

Com relação à estratégia para escrever a redação, Gabrielle acredita que os textos motivadores devem conter elementos suficientes para elaborar o texto.
 

"É necessário ter contato com os textos motivadores para entender o universo de discussão que a prova colocou, mas é possível identificar o problema pela frase temática, além de perceber que o Enem mantém com essa frase as suas características, dizendo que a gente precisa pensar os desafios para enfrentar esse problema. Sendo assim, é uma frase temática que deixa muito evidente qual é o problema", explica. Segundo ela, o estudante vai ter que, com base na leitura desses textos motivadores, levantar causas e consequências desse problema, além de pensar em como é possível resolver essa questão.



Publicidade

Últimas Notícias

Leituras obrigatórias da Fuvest incluem apenas obras de mulheres
Provão Paulista: veja os novos dias e horários do exame
Confira as orientações para fazer o Provão Paulista Seriado
Unicamp divulga orientações para a 2ª fase do Vestibular 2024
Unicamp divulga locais de prova da 2ª fase do Vestibular 2024

Publicidade

Viu Essa?

Ator Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo
Netflix divulga novo trailer arrepiante de Stranger Things
Funcionário de Cristiano Ronaldo destrói carro de R$ 10 milhões

Publicidade