
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu aderir ao Provão Paulista a partir do processo seletivo em 2024 e vai oferecer 325 vagas distribuídas em 57 cursos ou seja, todas as graduações, exceto aquelas que exigem prova de habilidade específica (Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Arquitetura).
O curso com maior número de vagas no Provão Paulista é Engenharia Mecânica, com 14 vagas, seguido de Medicina, 11 vagas. A lista completa pode ser consultada no site da Comvest, responsável pelos vestibulares da Unicamp.
Com a adesão da Unicamp, as três universidades estaduais de São Paulo que estão entre as mais concorridas do país - passam a fazer parte da iniciativa, que tem como objetivo ampliar as chances dos estudantes da rede pública de ingressarem nas instituições públicas.
As Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza (Fatecs) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) também vão usar o Provão Paulista para selecionar ingressantes.
Entenda o Provão Paulista
Mas você sabe como o Provão Paulista funciona? Ele é uma prova que será aplicada a estudantes das três séries do ensino médio 1ª, 2ª e 3ª. A cada ano, os alunos acumulam pontos que poderão ser usados para ingressar numa universidade.
Ele será aplicado pela primeira vez nas escolas estaduais em novembro. A prova será composta por questões de múltipla escolha e uma redação.
Neste ano, para ingresso nas universidades, será considerada apenas a nota dos alunos na 3ª série. Em 2024, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores. A partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados das provas aplicadas ao longo das três séries.
Para ser aprovado, haverá uma nota mínima e o candidato não poderá zerar na redação mas ainda não estão definidos os detalhes de quanto será esta nota, se ela será igual para as todas as instituições.
Cada universidade está destinando um número de vagas especificamente para o Provão Paulista.
Vagas para o Provão Paulista:
Unicamp: 325 (das quais 148 para pretos e pardos). Leia mais aqui.
USP: 1.500 (das quais 558 para pretos, pardos e indígenas). Leia mais aqui.
Unesp: 980. Leia mais aqui.
Ao todo, serão cerca de 13 mil vagas adicionais nas instituições que aderiram ao Provão Paulista.
Cada universidade tem seus critérios próprios para distribuir as vagas ofertadas no Provão Paulista.
Veja a seguir as vagas oferecidas na Unicamp por processo seletivo:
Vestibular tradicional: 2.540
Enem-Unicamp: 320
Provão Paulista: 325
Vestibular Indígena: 130
Vagas para premiados em olimpíadas: 122







