
Você sabe como é calculada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Se você não sabe - ou quer compreender melhor - assista à live "Como é calculada a minha nota no Enem? Saiba mais sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI)", realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Saiba mais sobre o Enem 2023 aqui.
A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.
De acordo com o pesquisador Alexandre Jaloto, que apresentou a live, a TRI leva em conta a particularidade de cada item. Então, as notas não dependem da quantidade de itens da prova, mas de cada item que a compõe.
Por isso, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova não são avaliadas da mesma forma - dependendo de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes. O cálculo leva em conta a probabilidade (previamente calculada das pessoas acertarem as questões) e as questões que as pessoas realmente acertaram.
Cada questão é posicionada nos níveis da escala da avaliação de acordo com critérios que garantem que somente participantes com proficiência igual ou maior que a daquele nível possuem alta probabilidade de responder corretamente às questões que estão nesse nível e em níveis inferiores.
Questões pedagogicamente mais fáceis serão posicionadas na parte inferior da régua, e as pedagogicamente mais difíceis serão posicionadas na parte superior. O grande diferencial da TRI é que questões e participantes são posicionados na mesma régua.
Assista à live na íntegra:







