
A abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marca uma nova etapa para os vestibulandos, pois mostra que a prova está se aproximando. Então, é hora de acelerar os estudos!
As inscrições foram abertas no último dia 5/6. Os interessados podem se inscreve até 16/6 na Página do Participante. Saiba mais aqui.
As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro, ou seja, seis meses. Milhões de alunos farão as provas, cada um com seu objetivo, mas com algo em comum: devem mostrar o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio por meio de uma redação e questões de quatro áreas do conhecimento, que avaliam suas habilidades e competências.
Pedro Oscar Lorencini Júnior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, explica que é hora de o aluno dar aquele gás final na preparação. "Importante que o estudante tenha uma rotina de estudos estabelecida e foque no conteúdo e nas matérias. Uma dica é separar as matérias que possui mais dificuldade das matérias que tem maior domínio e equilibrar o tempo de estudo, dando mais ênfase onde possui dificuldade" diz ele.
Outro ponto de atenção é que o estudante deve priorizar conteúdos cobrados com maior intensidade nos últimos exames, resolvendo questões de provas antigas. Além da resolução de exercícios, é relevante estudar a teoria e direcionar para o tipo de prova ou vestibular de interesse.
Por conta da rotina árdua de estudo e preparação, os alunos se debruçam por várias horas em cima dos livros, apostilas, junto com o tempo em sala de aula. Por este motivo, outro fator que deve ser levado em conta na rotina, são os intervalos de descanso e tempo dedicado ao lazer e atividades físicas. Esses momentos ajudam a controlar o estresse, aliviam a pressão e trazem equilíbrio na saúde mental e física. É um autocuidado que faz a diferença na reta final.
"Os finais de semana podem ser dedicados para um tempo de qualidade, com atividades que o estudante tenha prazer em fazer. Uma dica é separar o sábado para resolução de provas e simulados antigos e o domingo para descansar. Isso faz a diferença para que o estudo renda na semana seguinte e o aluno não fique exausto com a proximidade da prova", sugere Lorencini.
Por fim, somada rotina de estudos, revisão dos materiais, resolução de questões antigas, tempo de descanso e lazer, também é essencial cuidar da saúde emocional. Os estudantes têm que lidar com a pressão de equilibrar o tempo para a resolução do exame, que é limitado.
"Os estudantes têm que organizar o tempo. No primeiro dia de prova, serão cinco horas e meia de exame. São 90 questões para resolver, além da redação. Então outra dica é: reservar até uma hora para a redação e focar nas questões que tem domínio primeiro. Importante que os candidatos tenham apoio e suporte emocional nesse momento de reta final. Pode ser de amigos, familiares, ou profissionais capacitados, para enfrentar esses desafios de maneira saudável e equilibrada. É essencial manter atenção com a saúde emocional.", finaliza Lorencini.
@virandobixo hoje é o dia mundial do meio ambiente e o virando bixo trouxe alguns dados sobre as indústrias e seu impacto na terra! #meioambiente #fy #vestibular #virandobixo #fyp #tiktoknews #tiktoknoticia som original - Virando Bixo