Publicidade

noticias

6 meses para o Enem 2023: como garantir a melhor preparação?

Confira as dicas do coordenador do curso Poliedro para organizar a rotina e equilibrar estudo com descanso

| Da Redação -

As inscrições para o Enem 2023 estão abertas até 16 de junho (Foto: Divulgação/Poliedro)
 

A abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marca uma nova etapa para os vestibulandos, pois mostra que a prova está se aproximando. Então, é hora de acelerar os estudos!

As inscrições foram abertas no último dia 5/6. Os interessados podem se inscreve até 16/6 na Página do Participante. Saiba mais aqui.

As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro, ou seja, seis meses. Milhões de alunos farão as provas, cada um com seu objetivo, mas com algo em comum: devem mostrar o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio por meio de uma redação e questões de quatro áreas do conhecimento, que avaliam suas habilidades e competências.

Pedro Oscar Lorencini Júnior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, explica que é hora de o aluno dar aquele gás final na preparação. "Importante que o estudante tenha uma rotina de estudos estabelecida e foque no conteúdo e nas matérias. Uma dica é separar as matérias que possui mais dificuldade das matérias que tem maior domínio e equilibrar o tempo de estudo, dando mais ênfase onde possui dificuldade" diz ele.

Outro ponto de atenção é que o estudante deve priorizar conteúdos cobrados com maior intensidade nos últimos exames, resolvendo questões de provas antigas. Além da resolução de exercícios, é relevante estudar a teoria e direcionar para o tipo de prova ou vestibular de interesse.

Por conta da rotina árdua de estudo e preparação, os alunos se debruçam por várias horas em cima dos livros, apostilas, junto com o tempo em sala de aula. Por este motivo, outro fator que deve ser levado em conta na rotina, são os intervalos de descanso e tempo dedicado ao lazer e atividades físicas. Esses momentos ajudam a controlar o estresse, aliviam a pressão e trazem equilíbrio na saúde mental e física. É um autocuidado que faz a diferença na reta final.

"Os finais de semana podem ser dedicados para um tempo de qualidade, com atividades que o estudante tenha prazer em fazer. Uma dica é separar o sábado para resolução de provas e simulados antigos e o domingo para descansar. Isso faz a diferença para que o estudo renda na semana seguinte e o aluno não fique exausto com a proximidade da prova", sugere Lorencini.

Por fim, somada rotina de estudos, revisão dos materiais, resolução de questões antigas, tempo de descanso e lazer, também é essencial cuidar da saúde emocional. Os estudantes têm que lidar com a pressão de equilibrar o tempo para a resolução do exame, que é limitado.

"Os estudantes têm que organizar o tempo. No primeiro dia de prova, serão cinco horas e meia de exame. São 90 questões para resolver, além da redação. Então outra dica é: reservar até uma hora para a redação e focar nas questões que tem domínio primeiro. Importante que os candidatos tenham apoio e suporte emocional nesse momento de reta final. Pode ser de amigos, familiares, ou profissionais capacitados, para enfrentar esses desafios de maneira saudável e equilibrada. É essencial manter atenção com a saúde emocional.", finaliza Lorencini. 

 


@virandobixo hoje é o dia mundial do meio ambiente e o virando bixo trouxe alguns dados sobre as indústrias e seu impacto na terra! #meioambiente #fy #vestibular #virandobixo #fyp #tiktoknews #tiktoknoticia som original - Virando Bixo




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade