
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser a porta de entrada para diversas instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. A edição 2022 do exame será realizada no próximo domingo (13/11) e no seguinte, 20/11.
Para auxiliar os estudantes na preparação para o exame, o Poliedro Sistema de Ensino desenvolve todos os anos a Coletânea Enem, material que apresenta aos alunos as alterações sofridas pela prova ao longo dos últimos anos e os conteúdos mais recorrentes.
A publicação mais recente, de 2022, considera os temas recorrentes nos exames de 2019 a 2021.
O coordenador do Poliedro Curso de São Paulo, Carlos Massaiti Okubo (Massa), explica que como o Enem cobra não apenas conteúdo, mas também habilidades e competências, e avalia, ainda, o desempenho e a capacidade do estudante de estabelecer relações entre o que aprende e o que vivencia, é importante o candidato conhecer a prova em profundidade, tanto em relação ao formato quanto aos assuntos mais recorrentes e a maneira como eles são abordados.
Confira a seguir os tópicos mais cobrados em Ciências Humanas e Linguagens, as melhores formas de estudar e as dicas para conquistar um bom desempenho.
Ciências Humanas: os principais assuntos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Segundo levantamento do Poliedro, Da crise do açúcar ao apogeu do Sistema Colonial no Brasil é o tema mais recorrente na prova de História do Enem, representando 11,48% da prova.
Em Geografia, o tópico mais frequente é o de Geografia agrária, que corresponde a 21,54% do exame.
Em Filosofia, a Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea são os temas principais, abrangendo cada um deles 33,33% das questões.
Por fim, em Sociologia, o tema Estado, democracia e participação política aparece em 22,22% das questões do Enem.
Como estudar Ciências Humanas?
As matérias de Ciências Humanas apresentam conteúdos densos que exigem compreensão dos fenômenos sociais e históricos, pois não adianta apenas memorizar o fato, datas, nomes e lugares. É preciso compreender o assunto. É importante prestar atenção nas aulas e fazer resumos de tudo o que for importante.
Leia o edital do Enem com calma e procure observar com muita atenção os temas mais recorrentes no exame, pois isso pode fazer a diferença. Tente relacionar os temas que, muitas vezes, podem se complementar, e dê prioridade à gradação dos conteúdos: dos mais básicos para os mais avançados, assim ficará mais fácil compreender a linha de raciocínio da matéria.
É fundamental manter a leitura atenta durante a preparação e a prova. Revisar os conteúdos é sempre uma dica importante, principalmente quando se busca entender a fundo cada tópico.
Linguagens: os temas mais recorrentes em Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte e Educação Física.
O tema mais frequente na prova de Língua Portuguesa é Linguagem, variação linguística e multimodalidade, que representa 25,81% das questões.
Em Interpretação de Texto, os estudantes devem estar atentos aos temas Tipologia textual e gêneros discursivos e Relações de Leitura que correspondem, cada um deles, a 16,22% da prova.
Para Língua Inglesa, a Interpretação de textos representa 55% das perguntas.
Para Língua Espanhola, a Interpretação de textos representa 75% das questões.
Em Arte, o tópico mais recorrente é o de Arte Contemporânea, que compõe 40% do teste.
Por fim, em Educação Física, fique atento à Influência da mídia nocorpo, que abrange 37,5% do exame.