
A um mês da primeira fase do Vestibular Unicamp 2023, o Virando Bixo traz as dicas dos professores do Poliedro Curso para se preparar para um dos vestibulares mais concorridos do país. A primeira fase da Unicamp será no dia 6 de novembro.
Interpretação vai além do texto
A prova da Unicamp cobra um nível de interpretação do vestibulando que não fica restrita ao texto. O candidato precisa saber interpretar imagens, tabelas, gráficos e fluxogramas. Cabe a ele, a partir dessas interpretações, coletar informações que são importantes para analisar e chegar à resposta da questão. Às vezes, as respostas estão escondidas dentro dessas mesmas imagens e tabelas apresentadas. Com atenção especial a esse material, é possível chegar à alternativa correta.
Atualidades em alta
Vale destacar que o Vestibular Unicamp traz, também, assuntos recentes, já que é uma avaliação muito atualizada. Acontecimentos cotidianos importantes estarão, com certeza, no exame. Podemos citar, por exemplo, a situação da Ucrânia; o surgimento da monkeypox (varíola dos macacos); as descobertas científicas; algumas datas comemorativas (como o Bicentenário da Independência). O candidato precisa acompanhar e se atualizar sobre esses assuntos.
Atenção às obras de leitura obrigatória
A Unicamp cobra ainda a leitura de dez obras obrigatórias, de autores diferentes, com títulos divididos em seis gêneros literários: poesia, conto, teatro, romance, crônica e uma carta (Carta de Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha). A leitura dessas obras é importante, justamente, pelo peso das questões no vestibular. Elas aparecem na primeira fase da prova, que conta com 12 perguntas de Português e, ainda, na segunda fase do exame, na prova de Linguagens. Com a leitura dos títulos, juntamente com aquilo que viu nas aulas de literatura e com todo o detalhamento que o professor forneceu sobre essas obras, o candidato adquire repertório e passa a ter um domínio maior sobre elas, obtendo mais recursos para chegar à resposta correta.
Uma dica para o vestibulando que está com o tempo mais contado, é olhar os resumos dessas obras e tentar se aprofundar no que seriam as principais características de cada uma delas, como o momento em que foram criadas e os eventos que trazem em destaque. Além disso, vale aproveitar o material criado pela própria Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), organizadora do Vestibular Unicamp, que fez uma série de lives (VestibuLive) abordando o conteúdo desses títulos. É mais um material de apoio que o vestibulando pode consultar para se preparar em relação a esse tópico.
Priorize as questões mais fáceis
Para o candidato conseguir administrar bem o tempo na prova da Unicamp, vale ressaltar a técnica de realizar primeiro as questões mais fáceis e imediatas, definindo a sequência das disciplinas que pretende responder, e deixar para o final aquelas mais difíceis para as quais ele pode criar códigos, que servirão como uma espécie de guia.
Por exemplo, em uma pergunta um pouco mais complexa, mas que o vestibulando tem conhecimento para resolver, ele pode colocar "um quadradinho", ou outro símbolo, ao lado do número da questão. Mas se é uma pergunta que ele realmente não entendeu, que vai exigir a leitura do enunciado novamente ou quando se tratar de um assunto que ele tem mais dificuldade, ele pode colocar "uma estrelinha", por exemplo, ao lado do número da questão.
Dessa forma, ele vai fazendo primeiro as alternativas mais fáceis, passando pelas disciplinas e pela ordem que definiu; depois, segue para as questões que trazem um nível de dificuldade um pouco maior e, por fim, para aquelas que são realmente mais difíceis, com menor chance de acertar. Essa técnica é importante, ainda, já que com ela não faltará tempo para o vestibulando responder as perguntas que tinha grande probabilidade de acertar.
É importante lembrar que, diferente de outros vestibulares, que trazem 90 questões para cinco horas de avaliação, o Vestibular Unicamp conta com 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, que devem ser respondidas em cinco horas. Ou seja, há um pouco mais de tempo para a resolução de cada questão cerca de 4 minutos. Mas, embora exista esse prazo adicional, é sempre importante o candidato ficar atento ao relógio para não ter a falsa sensação de que está com tempo sobrando e se perca na administração dele, durante a prova.







