Publicidade

noticias

Novo Enem: o que muda na rotina de estudos dos candidatos?

Especialista em avaliação do Poliedro comenta o impacto das mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio na vida dos estudantes

| Da Redação -

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal via de entrada nas universidades federais e e muitas estaduais, vai mudar a partir de 2024.  Diante disso, muitos jovens que pretendem fazer o exame, com o objetivo de conquistar uma vaga numa instituição pública de ensino superior estão se perguntando: como isso mexe com a minha vida? 

 
Para responder a esta e outras dúvidas, o Virando Bixo pediu para o Fernando Santo, especialista em Avaliações do Poliedro Sistema de Ensino, comentar as mudanças que deverão ocorrer. 

 
Neste primeiro vídeo de uma série de cinco que serão publicados ao longo dos próximos dias, Fernando explica por que a mudança não muda a rotina de quem vai prestar o Enem em 2022 e em 2023.  A razão é simples: como o Novo Enem segue o currículo do Novo Ensino Médio, o novo formato da prova só será adotado quando o ciclo de implantação do Novo Ensino Médio for concluído - o que ocorre em 2024. 

 
Mas atenção se você está no 1.º ano do ensino médio em 2022 e deverá fazer o Enem em 2024. É importante começar a organizar a preparação para o exame segundo o novo formato. 

 
No vídeo a seguir, Fernando explica os detalhes:  

 


Publicidade