Publicidade

noticias

Cássia conta como fez para tirar mil na redação do Enem 2021

A estudante de Fortaleza (CE) integra do 22 candidatos que conseguiram obter o desempenho máximo na avaliação

| Da Redação -

Cássia Caroline Aguiar da Ponte, que tirou nota mil na redação do Enem 2021
 

 

Cássia Caroline Aguiar da Ponte tem 18 anos e faz parte do grupo de 22 estudantes que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. 

 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta (17/3) o balanço do Enem 2021


Desde o 6.º ano do ensino fundamental, Cássia estuda no colégio Master, em Fortaleza (CE). Por conta do seu desempenho em olimpíadas científicas, especialmente na área de química, e das boas notas, ela recebeu uma bolsa de estudos.  


"Eu não esperava tirar mil na redação do Enem. Eu sabia que ia tirar uma nota boa, porque dei o meu máximo, revisei várias vezes para verificar erros de ortografia, segui a estrutura do texto, coloquei todos os tópicos na intervenção, enfim, fiz o que era necessário", conta.  


A estudante diz que redação nunca foi o seu foco durante o ensino médio. Apesar disso, criou o hábito de fazer uma redação por semana para controlar o tempo. "Eu ficava pedindo ajuda para minha mãe, para ela dar ideias, opinar. Não era muito fácil".  

 
Com esse treino, na reta final da preparação para o Enem, ela chegou a tirar notas boas em redação em alguns simulados. "No começo eu demorava até cinco horas para fazer um texto, era um sofrimento! E, mesmo com o treino, fui para a prova bem aflita com a redação". 


Como ela tinha mais familiaridade com a área de exatas, nos últimos meses antes do Enem, Cássia colocou bastante energia nas disciplinas de humanas e nos exercícios de redação. "Eu sabia que precisava estudar, que era importante colocar energia no estudo, porque depois do Enem eu teria férias. Dei o meu máximo", lembra ela.  


Ela conta que gosta de ler, porém, quando chega na hora de escrever, Cássia sente "um frio na barriga", por conta da demora para pensar  no que escrever e para organizar o texto. "Acho que sou perfeccionista", analisa.  


Confira a seguir algumas dicas de Cássia para ter um bom desempenho na redação do Enem: 


- Analise redações de anos anteriores.  

 
- Procure entender quais operadores a pessoa usou, como ela estruturou o texto.  

 
- Observe e procure entender qual é o padrão. Todo texto tem um padrão. 

 
- Preste atenção no uso do repertório, se o repertório foi útil para argumentação e como ele foi usado. 
 

- Fique atento na intervenção, se todas as partes solicitadas foram atendidas no seu texto. 



Publicidade