Publicidade

noticias

Como escolher a profissão errada pode torná-lo infeliz

Para compensar a falta de contato com o mundo profissional, os jovens devem buscar o autoconhecimento e informações sobre as carreiras

| Da Redação -

A escolha profissional geralmente é realizada no final do ensino médio, próximo do vestibular. Quando chega nessa fase, os jovens tiveram pouquíssimo ou nenhum contato com o mundo profissional para uma tomada de decisão, por isso pode ser difícil.  

Um profissional insatisfeito pode se sentir desmotivado, estressado e desvalorizado por não enxergar sentido no trabalho que realiza
  

 


Então, é comum que os estudantes considerem as aptidões escolares para guiar a escolha: humanas, exatas ou biológicas. Essa informação é importante a ser considerada na hora da decisão, assim como um teste vocacional, porém isso não é suficiente para uma escolha certa. 


É muito comum também, que os jovens se baseiem nas condições do mercado de trabalho e optem por profissões que oferecem maiores ganhos financeiros.  


Outro fator que contribui para uma escolha equivocada é a influência de familiares ou amigos. É natural que o adolescente queira seguir a carreira dos pais ou de alguém que admira, mas isso pode camuflar o seu real interesse e os seus talentos, ocasionando em uma escolha errada.  


Fazer uma escolha errada pode trazer infelicidade. O profissional insatisfeito com a profissão que escolheu atuar pode se sentir desmotivado, estressado e desvalorizado por não enxergar sentido no trabalho que realiza.  

 
Já faz tempo que o trabalho deixou de ser visto como uma garantia de sustento e segurança para uma vida melhor. Com os avanços tecnológicos e mudanças no estilo de vida das pessoas, hoje em dia o trabalho é um meio de se sentir útil, ter convívio com as pessoas, oportunidade para desenvolver-se intelectualmente, se realizar e colaborar com um propósito significativo. 

Ser infeliz na profissão pode levar a sérias consequências: não ter um bom desempenho, ganhar mal, desencadear crises de ansiedade, tristeza, sentir-se sem propósito e dificuldade em alcançar a vida que almeja. 


Para realizar uma escolha profissional certa, conte com a orientação de um especialista orientador de carreira para te guiar no autoconhecimento, a descobrir quais são os seus talentos, habilidades e interesses, te ajudar a conhecer as profissões que combinam com o seu perfil e direcionar você para o mercado de trabalho. Conte com a Qcarreira nesse processo, seja feliz e realizado na sua profissão. Evite escolhas erradas.


Publicidade

Últimas Notícias

Evento aborda Enem e vestibulares das estaduais paulistas
Prova de Língua Portuguesa marca início do 3.º ciclo do VB
Fuvest abre inscrições para o Vestibular 2023 com novidades
Vestibular: é essencial ler na íntegra as obras obrigatórias

Publicidade

Viu Essa?

Ator Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo
Netflix divulga novo trailer arrepiante de Stranger Things
Funcionário de Cristiano Ronaldo destrói carro de R$ 10 milhões

Publicidade