Publicidade

noticias

Como escolher a profissão errada pode torná-lo infeliz

Para compensar a falta de contato com o mundo profissional, os jovens devem buscar o autoconhecimento e informações sobre as carreiras

| Da Redação -

A escolha profissional geralmente é realizada no final do ensino médio, próximo do vestibular. Quando chega nessa fase, os jovens tiveram pouquíssimo ou nenhum contato com o mundo profissional para uma tomada de decisão, por isso pode ser difícil.  

Um profissional insatisfeito pode se sentir desmotivado, estressado e desvalorizado por não enxergar sentido no trabalho que realiza
  

 


Então, é comum que os estudantes considerem as aptidões escolares para guiar a escolha: humanas, exatas ou biológicas. Essa informação é importante a ser considerada na hora da decisão, assim como um teste vocacional, porém isso não é suficiente para uma escolha certa. 


É muito comum também, que os jovens se baseiem nas condições do mercado de trabalho e optem por profissões que oferecem maiores ganhos financeiros.  


Outro fator que contribui para uma escolha equivocada é a influência de familiares ou amigos. É natural que o adolescente queira seguir a carreira dos pais ou de alguém que admira, mas isso pode camuflar o seu real interesse e os seus talentos, ocasionando em uma escolha errada.  


Fazer uma escolha errada pode trazer infelicidade. O profissional insatisfeito com a profissão que escolheu atuar pode se sentir desmotivado, estressado e desvalorizado por não enxergar sentido no trabalho que realiza.  

 
Já faz tempo que o trabalho deixou de ser visto como uma garantia de sustento e segurança para uma vida melhor. Com os avanços tecnológicos e mudanças no estilo de vida das pessoas, hoje em dia o trabalho é um meio de se sentir útil, ter convívio com as pessoas, oportunidade para desenvolver-se intelectualmente, se realizar e colaborar com um propósito significativo. 

Ser infeliz na profissão pode levar a sérias consequências: não ter um bom desempenho, ganhar mal, desencadear crises de ansiedade, tristeza, sentir-se sem propósito e dificuldade em alcançar a vida que almeja. 


Para realizar uma escolha profissional certa, conte com a orientação de um especialista orientador de carreira para te guiar no autoconhecimento, a descobrir quais são os seus talentos, habilidades e interesses, te ajudar a conhecer as profissões que combinam com o seu perfil e direcionar você para o mercado de trabalho. Conte com a Qcarreira nesse processo, seja feliz e realizado na sua profissão. Evite escolhas erradas.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade