Publicidade

noticias

Por que o mundo não vive sem profissionais de cibersegurança

Embora seja uma área nova, a tendência é que ela cresça cada vez mais por causa do avanço da tecnologia

| Da Redação -

Os profissionais de segurança adotam medidas de proteção contra ataques na internet
 

Conheça agora uma profissão nova que tende a crescer cada vez mais e o mundo não viverá sem esses profissionais, cibersegurança ou cybersecurity, também chamado de segurança de computadores ou segurança da tecnologia da informação, trata-se de uma área que atua na proteção de hardwares e softwares contra roubo ou danos, como servidores, dispositivos móveis, redes e aplicativos. 



É uma profissão muito necessária daqui pra frente, não é mesmo?
 

Os avanços da tecnologia têm facilitado o dia a dia das pessoas. Através de aplicativos e plataformas podemos realizar muitas coisas em apenas alguns cliques sem sair de casa, como por exemplo, comprar coisas em lojas virtuais, pedir comida ou fazer compras de supermercado via delivery, pagar conta online e entre outros. Com isso, ganhamos vantagens mas também riscos, pois as pessoas e empresas como também os seus dados estão cada vez mais expostos na internet.
 

Então, os profissionais da cibersegurança trabalham para combater ameaças como:  
 

Crime virtual: grupos ou indivíduos que atacam sistemas para obter ganhos financeiros ou interromper o funcionamento por interesses.  


Ataque cibernético: captura e vazamento de dados com motivação política.
Terrorismo cibernético: ataques a sistemas para causar pânico ou medo nas pessoas, como também espalhar fake News.
 

Essas ameaças ocorrem através de vírus, um termo mais conhecido mas que tecnicamente tem o nome de malware, que é um software criado para prejudicar o dispositivo de um usuário. Sabe aquele link que várias pessoas já receberam no celular ou computador e depois de acessar danificou com vírus? Pois é, este é o malware, porém não é o único, também tem a injeção de SQL e o phishing.
 

A injeção de SQL é usada para assumir o controle de um banco de dados e, assim, ter acesso a informações sigilosas e o phishing envolve enganar pessoas para que elas, espontaneamente, compartilhem dados particulares.
 

Para combater estas ameaças, os profissionais de cibersegurança atuam na segurança de rede, de aplicativos, de informações e de sistemas, garantindo a integridade e privacidade dos dados.  


O cibersegurança também tem a função de orientar os usuários, principalmente de empresas, para informar e ensinar como proteger contas de e-mail, criar senhas fortes e atualizar softwares e sistemas operacionais.
 

Quem trabalha nessa profissão precisa estar atento às novas ameaças à integridade dos dados que surgem constantemente. O número de ataques pela internet cresceu muito nos últimos 2 anos, principalmente na pandemia, pois as pessoas aumentaram as compras online. Isso reforça cada vez mais a necessidade dessa profissão.
 

Quem tem perfil para área de Tecnologia da informação, fique ligado, pois a tendência é crescer mais e mais oportunidades de trabalho devido às demandas.  
 

E aí, curtiu?
 

Depois de ler esse conteúdo você ficou com vontade de conhecer mais? Que tal conversar com um profissional dessa área? Na Qcarreira você tem essa chance, pois acreditamos que para você fazer uma escolha certa da profissão é preciso ter o máximo de conhecimento antes de tomar uma decisão e fazer um curso. Clique aqui e saiba mais.


Publicidade

Últimas Notícias

Evento aborda Enem e vestibulares das estaduais paulistas
Prova de Língua Portuguesa marca início do 3.º ciclo do VB
Fuvest abre inscrições para o Vestibular 2023 com novidades
Vestibular: é essencial ler na íntegra as obras obrigatórias

Publicidade

Viu Essa?

Ator Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo
Netflix divulga novo trailer arrepiante de Stranger Things
Funcionário de Cristiano Ronaldo destrói carro de R$ 10 milhões

Publicidade