Noticias

Descubra como o machine learning já faz parte da sua vida

Cada vez mais, tecnologias que estão no dia a dia utilizam o aprendizado de máquina para melhorar os serviços ofertados às pessoas

| Da Redação

E você, fica entusiasmado ou assustado com as possibilidades de interação com as máquinas?
E você, fica entusiasmado ou assustado com as possibilidades de interação com as máquinas?
 

 Machine learning é um termo em inglês que significa aprendizado de máquina, se você nunca escutou falar sobre isso, saiba que faz parte do seu dia a dia e você nem sabe. Agora mesmo, ao navegar no site do Virando Bixo, até chegar neste conteúdo, certamente passou pelo aprendizado de máquina e pela inteligência artificial. 


Como funciona exatamente o machine learning? 


Machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma forma de análise de dados orientada por computadores a aprenderem por conta própria, para que melhore o seu desempenho diante de problemas específicos. As máquinas usam algoritmos complexos para tomar decisões e interpretar dados, executando tarefas automaticamente.  


Esses programas conseguem aprender a partir do alto poder de processamento de dados, sem intervenção humana. Incrível isso, não é mesmo?  


Essa tecnologia já está acontecendo!  


Se você já recebeu recomendações de produtos com base nas suas preferências, tem visto anúncios que parecem adivinhar o que você estava pensando, tudo isso é machine learning.  


Se você vai acessar mais tarde a Netflix ou o YouTube, essa tecnologia está programada para sugerir filmes e séries do seu interesse.  


Quando estiver no caminho para a escola ou trabalho, o Waze também usará esse procesamento para guiá-lo com maior rapidez e segurança no trânsito.  


No machine learning, o aprendizado é por meio de estudo de dados pela máquina. Quanto mais dados, armazenamento e processamento dos algoritmos, maior será o potencial dessa tecnologia.  


É assim que o Google Maps indica o caminho mais rápido com base na sua localização e a Amazon recomenda produtos de acordo com seus hábitos.  


Machine learning é uma tecnologia com potencial para grandes avanços tecnológicos no futuro e ganhará cada vez mais importância.  


Veja onde essa tecnologia está presente até o momento: sistemas de busca online (Google por exemplo), coleta e análise de dados, organização e classificação de informações, reconhecimento biométrico e de voz, sistemas de recomendação em robôs e veículos autônomos.  


Veja também, quais são as áreas que estão utilizando machine learning:  


Financeiro - os bancos e instituições financeiras estão usando para entender as transações dos clientes e com isso prevenir riscos financeiros e detectar rapidamente fraudes.  


Saúde - tem aplicado essa tecnologia para triagem de riscos de saúde, avaliação de dados médicos e monitoramento da saúde pública. O setor da saúde pretende realizar grandes investimentos em Inteligência Artificial.  


Marketing e vendas - nessa área, a tecnologia é aplicada para conhecer melhor o consumidor, identificar as preferências de marcas e criar campanhas de sucesso.  


Muitas outras profissões serão impactadas positivamente para um avanço. A tendência é progredir cada vez mais e com isso podemos esperar novidades num futuro próximo.  


E aí, isso tudo te assusta ou gera empolgação?  


É importante na hora da escolha profissional conhecer o mercado de trabalho e os impactos que a tecnologia terá na profissão que irá seguir, para que esteja preparado para essas transformações, pois nenhuma profissão ficará de fora disso, todos os profissionais deverão entender um pouco sobre tecnologia mesmo que seja de outra área.