Noticias

O que é transformação digital e qual a sua importância?

Quem ingressar no mercado de trabalho nos próximos quatro anos, provavelmente vai encontrar uma realidade mais e mais pautada pela tecnologia

| Da Redação

A transformação digital vai além do uso da tecnologia; ela envolve uma mudança de mentaliade
A transformação digital vai além do uso da tecnologia; ela envolve uma mudança de mentalidade
 

 

Transformação digital é uma mudança de mentalidade e de cultura nas empresas que tem como objetivo se tornarem mais modernas, não ficarem para trás e acompanharem os avanços tecnológicos que não param de surgir. 


Trata-se de uma transformação digital que vai muito além de utilizar soluções tecnológicas nos processos, seja produto ou serviços. A intenção é melhorar o desempenho da empresa, tornando mais eficiente, produtiva e ágil tanto para os funcionários quanto para os clientes e isso se faz necessário devido aos avanços tecnológicos.  


O objetivo não é apenas ter ferramentas automatizadas, mas sim melhorar e modernizar os processos de trabalho, tais como:  


Tornar a comunicação mais rápida;  


Acessar informações completas de maneira mais rápida;  


Automatizar processos e diminuir a burocratização;  


Favorecer as tomadas de decisão através do suporte com dados;  


Melhorar a interação com os clientes por meio de canais mais instantâneos;  


Facilitar a análise de desempenho dos funcionários através de ferramentas de gestão modernas.  


Parece muito interessante, não é mesmo? Os profissionais que já exercem a sua profissão está passando pelo início dessa transformação, os novos profissionais que irão ingressar no mercado de trabalho pelos próximos 4 anos provavelmente irão entrar no meio desse processo de transformação digital, pois é algo que leva tempo, depende muito de cada empresa e principalmente da adaptação e colaboração dos profissionais. O fato é que trata-se de uma transformação inevitável e constante.  


As vantagens disso para a empresa é a possibilidade de inovação e criatividade para se adaptar às constantes mudanças no mercado de trabalho e nos hábitos dos consumidores.  


A transformação digital é uma consequência das mudanças ocorridas na sociedade, como por exemplo, a comunicação instantânea, o livre acesso a informações de todos os tipos, a possibilidade de posicionamentos pelas redes sociais e muitas outras.  


Você que vai entrar para o mundo profissional, é importante ter conhecimentos sobre os avanços tecnológicos e desenvolver o mindset digital para que, quando a hora de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho chegar, você esteja preparado.  


Espero que esse conteúdo tenha contribuído para ampliar a sua visão, além disso, você sabe qual profissão combina com o seu perfil? Quais são os impactos da tecnologia na profissão que você tem interesse? Essas informações são os primeiros passos antes de tudo. Aqui na Qcarreira você encontra especialistas neste assunto para te orientar sobre mercado de trabalho.