Noticias

Profissões que dão match com quem tem talento em comunicação

Conheça quatro frentes de atuação possíveis para as pessoas quem acredita que tem afinidade com a área

| Da Redação

A área de comunicação é ampla e possui muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho
 

 

 

Você é do tipo que gosta de estar em contato com as pessoas, é criativo, inovador, tem facilidade para escrita, busca estar bem informado e compartilhar conhecimento com as pessoas? E também gosta de se movimentar, realizar atividades diversificadas e se considera uma pessoa dinâmica? Além disso, tem uma ótima comunicação que até as pessoas que convivem com você percebem? 


Esse conteúdo é para você que se identifica com essas características, ainda mais se você está na fase da escolha profissional e tem dúvidas sobre qual profissão seguir.  


A área de comunicação é muito ampla, tem muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, pois é uma profissão importante em todas as empresas para que tenha um bom funcionamento entre os setores. Além disso, todas as áreas que você possa imaginar, envolve a comunicação, e cresce cada vez mais no mundo virtual.  


Conheça algumas profissões dessa área:  


1)Publicidade: os profissionais atuam na criação e no desenvolvimento de campanhas publicitárias para mídias impressas, redes sociais ou televisão, para tornar atrativo para o público uma marca ou empresa. A Coca Cola, por exemplo, tornou-se uma das marcas mais valiosas, as propagandas da empresa vão muito além do refrigerante, eles buscam despertar emoções como felicidade e otimismo. Um outro exemplo, é a empresa de bebida energética que se tornou conhecida no mundo todo pelo slogan "Red Bull te dá asas". Por essas e outras ações publicitárias podemos dizer que essa profissão é muito necessária e para se tornar um profissional e conseguir oportunidades é preciso fazer graduação de Publicidade e Propaganda. Além disso, estar ligado nas tendências do mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos que tem trazido novidades constantes. Essa atuação envolve muita criatividade, escrita, redação, edição, utilização de sistemas e software para criação de artes e imagens. É um ambiente de trabalho que envolve o contato com muitas pessoas.
 

2)Relações Públicas: toda empresa precisa de uma boa reputação para ter sucesso e muitas delas acabam crescendo tanto que se tornam muito conhecidas e expostas nas mídias e na sociedade. Então, um profissional de Relações Públicas trabalha para promover e gerenciar a reputação/imagem de uma empresa, como também de pessoas famosas, de atores, atletas, políticos, por exemplo. Cria uma comunicação com o público através das mídias para comunicar marca, valores e fazer uma exposição positiva. O mercado de trabalho para essa área tende a expandir cada vez mais, principalmente na área das mídias digitais, onde muitas pessoas, marcas e empresas estão expostas. O profissional nessa área precisa ter habilidades para criar estratégias de comunicação, ser criativo e gostar de uma rotina super dinâmica.


3)Jornalismo: é uma atuação bastante ampla, geralmente o profissional participa de todo o processo de produção de notícias, redação, entrevistas, edição de matérias e reportagens, escreve artigos, releases e notas para a transmissão das notícias através das mídias digitais, televisão, jornais e revistas. Quem tem interesse nessa profissão, deve estar sempre atualizado sobre as diferentes formas de comunicação, principalmente ficar atento às mudanças que os avanços tecnológicos poderão trazer. O jornalista é um profissional importantíssimo na área da comunicação, é preciso ter habilidades com a escrita e expressão, ter senso crítico, criatividade e boa comunicação. Devido às mudanças que acontecem com frequência é preciso estar constantemente atualizado sobre os principais assuntos do mundo e estar atento às novidades.
 

4)Marketing: os profissionais dessa área realizam pesquisas de mercado para conhecer o perfil do consumidor e criar estratégias de comunicação e venda para um produto, serviço ou marca. As empresas precisam se posicionar no mercado com algum diferencial, por isso o profissional de marketing usa todo o seu conhecimento e habilidade para criar as melhores estratégias. É necessário ser comunicativo, saber planejar e estar atualizado sobre o que acontece no mercado. Também é preciso ser analítico, pró-ativo, saber trabalhar em equipe e se adaptar com facilidade às mudanças.

E aí? Alguma dessas profissões da área da comunicação são do seu interesse? Se você tem facilidade com a linguagem, poderá se dar bem nessa área, pois ela é bastante abrangente e também muito requisitada nos tempos atuais, mas é importante ter certeza se tem perfil para seguir essa profissão e não errar na escolha