Publicidade

noticias

Profissões que dão match com quem tem talento em comunicação

Conheça quatro frentes de atuação possíveis para as pessoas quem acredita que tem afinidade com a área

| Da Redação -

A área de comunicação é ampla e possui muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho
 

 

 

Você é do tipo que gosta de estar em contato com as pessoas, é criativo, inovador, tem facilidade para escrita, busca estar bem informado e compartilhar conhecimento com as pessoas? E também gosta de se movimentar, realizar atividades diversificadas e se considera uma pessoa dinâmica? Além disso, tem uma ótima comunicação que até as pessoas que convivem com você percebem? 


Esse conteúdo é para você que se identifica com essas características, ainda mais se você está na fase da escolha profissional e tem dúvidas sobre qual profissão seguir.  


A área de comunicação é muito ampla, tem muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, pois é uma profissão importante em todas as empresas para que tenha um bom funcionamento entre os setores. Além disso, todas as áreas que você possa imaginar, envolve a comunicação, e cresce cada vez mais no mundo virtual.  


Conheça algumas profissões dessa área:  


1)Publicidade: os profissionais atuam na criação e no desenvolvimento de campanhas publicitárias para mídias impressas, redes sociais ou televisão, para tornar atrativo para o público uma marca ou empresa. A Coca Cola, por exemplo, tornou-se uma das marcas mais valiosas, as propagandas da empresa vão muito além do refrigerante, eles buscam despertar emoções como felicidade e otimismo. Um outro exemplo, é a empresa de bebida energética que se tornou conhecida no mundo todo pelo slogan "Red Bull te dá asas". Por essas e outras ações publicitárias podemos dizer que essa profissão é muito necessária e para se tornar um profissional e conseguir oportunidades é preciso fazer graduação de Publicidade e Propaganda. Além disso, estar ligado nas tendências do mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos que tem trazido novidades constantes. Essa atuação envolve muita criatividade, escrita, redação, edição, utilização de sistemas e software para criação de artes e imagens. É um ambiente de trabalho que envolve o contato com muitas pessoas.
 

2)Relações Públicas: toda empresa precisa de uma boa reputação para ter sucesso e muitas delas acabam crescendo tanto que se tornam muito conhecidas e expostas nas mídias e na sociedade. Então, um profissional de Relações Públicas trabalha para promover e gerenciar a reputação/imagem de uma empresa, como também de pessoas famosas, de atores, atletas, políticos, por exemplo. Cria uma comunicação com o público através das mídias para comunicar marca, valores e fazer uma exposição positiva. O mercado de trabalho para essa área tende a expandir cada vez mais, principalmente na área das mídias digitais, onde muitas pessoas, marcas e empresas estão expostas. O profissional nessa área precisa ter habilidades para criar estratégias de comunicação, ser criativo e gostar de uma rotina super dinâmica.


3)Jornalismo: é uma atuação bastante ampla, geralmente o profissional participa de todo o processo de produção de notícias, redação, entrevistas, edição de matérias e reportagens, escreve artigos, releases e notas para a transmissão das notícias através das mídias digitais, televisão, jornais e revistas. Quem tem interesse nessa profissão, deve estar sempre atualizado sobre as diferentes formas de comunicação, principalmente ficar atento às mudanças que os avanços tecnológicos poderão trazer. O jornalista é um profissional importantíssimo na área da comunicação, é preciso ter habilidades com a escrita e expressão, ter senso crítico, criatividade e boa comunicação. Devido às mudanças que acontecem com frequência é preciso estar constantemente atualizado sobre os principais assuntos do mundo e estar atento às novidades.
 

4)Marketing: os profissionais dessa área realizam pesquisas de mercado para conhecer o perfil do consumidor e criar estratégias de comunicação e venda para um produto, serviço ou marca. As empresas precisam se posicionar no mercado com algum diferencial, por isso o profissional de marketing usa todo o seu conhecimento e habilidade para criar as melhores estratégias. É necessário ser comunicativo, saber planejar e estar atualizado sobre o que acontece no mercado. Também é preciso ser analítico, pró-ativo, saber trabalhar em equipe e se adaptar com facilidade às mudanças.

E aí? Alguma dessas profissões da área da comunicação são do seu interesse? Se você tem facilidade com a linguagem, poderá se dar bem nessa área, pois ela é bastante abrangente e também muito requisitada nos tempos atuais, mas é importante ter certeza se tem perfil para seguir essa profissão e não errar na escolha


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade