Noticias

Livre-se do stress na hora de escolher a profissão

A decisão sobre a carreira é importante e precisa ser tomada com consciência e clareza

| Da Redação

 

O medo de fazer uma escolha errada é o que gera tensão entre os jovens
O medo de fazer uma escolha errada é o que gera tensão entre os jovens

 

Fazer uma escolha profissional não é nada fácil! Sempre bate aquela dúvida mesmo em quem tem uma ideia de qual profissão seguir, pois, é uma tomada de decisão importante na vida do vestibulando e precisa ser consciente, ter certeza se a escolha tem tudo a ver com os talentos e habilidades.
 


É um momento que pode ser estressante e gerar ansiedade. O stress é uma tensão no organismo quando uma pessoa está diante de uma situação para resolver, um conflito, uma mudança, algo novo ou pressão. O stress faz parte da vida, todo o ser humano vai se estressar com algo, alguém ou uma situação. O problema é quando esse estresse não passa e então por muito tempo prolongado o corpo começa a gerar sintomas como, irritação, nervoso, vontade de chorar, dificuldade para dormir, ansiedade, dor de cabeça, cansaço, sono e muitos outros.
 


A fase do vestibular geralmente é estressante devido à pressão, muita demanda de estudo e medo de não ser aprovado. Já na fase da escolha profissional, o que gera tensão, é o medo de fazer a escolha errada, ficar indeciso com várias opções de curso, gostar de duas ou mais profissões ao mesmo tempo, cobrança dos pais, não saber como escolher, imaturidade, falta de informação, insegurança em relação ao futuro e não se conhecer. Esses são alguns dos estressores. Quem se identifica?
 


Todo mundo que passa por essa fase sente stress, mas não é saudável quando prolongado por muito tempo, pois gera muitos prejuízos para a saúde.
 


Para se livrar do stress busque ajuda para escolher a profissão, sozinho pode ser mais difícil mesmo. Uma orientação vocacional e profissional poderá facilitar o processo e evitar um stress. Na Qcarreira, tem especialistas neste assunto, você terá a oportunidade de se autoconhecer, descobrir os seus talentos, conhecer as profissões e mercado de trabalho.
 


Além disso, busque ter momentos de descanso, não se cobrar tanto, planejar a sua rotina de estudos e reservar um tempo para fazer as coisas que gosta para se distrair, passar tempo com amigos e praticar atividade física. Tudo isso poderá ajudar a aliviar o stress.