Noticias

6 dúvidas que todo jovem tem na hora da escolha profissional

Retorno financeiro, sucesso profissional e ter a certeza de que está escolhendo o caminho certo são algumas das inquietações dos estudantes

| Da Redação

 

 

É importante que o jovem reconheça quais são as suas dúvidas e corra atrás das respostas
É importante que o jovem reconheça quais são as suas dúvidas e corra atrás das respostas

 

Todo estudante tem dúvidas na hora de fazer a escolha profissional e essas dúvidas são extremamente necessárias, pois desperta o interesse para uma escolha consciente. 


Quanto mais informação você tiver sobre a profissão de interesse, mais certeza e segurança você terá para a tomada de decisão.  


Pensando nisso, a Qcarreira separou algumas respostas esclarecedoras para perguntas muito comuns, talvez essas sejam as suas dúvidas.  


1)Será que vou ter sucesso profissional?  

Todas as pessoas podem ser bem sucedidas, mas isso depende de uma série de fatores como, dedicação, gostar do que faz, estar na profissão certa, estudar constantemente, se desenvolver, atualizar-se, ter bom relacionamento e também ter persistência, pois o sucesso não acontece da noite para o dia, é uma construção. Se você alcançar esses critérios, com certeza terá sucesso, independente da profissão.  


2)O mercado de trabalho é muito concorrido, como conseguir ótimas oportunidades?  

Sim, é bem verdade que o mercado de trabalho é concorrido, mas não deixe isso te desanimar, existe espaço para todos os profissionais, basta saber se destacar. Faça o seu melhor, aproveite para adquirir experiências através de estágios, converse com profissionais mais experientes. Use as redes sociais para mostrar o seu talento, através do canal digital você poderá ser visto e convidado para ótimas oportunidades. Além disso, invista no seu desenvolvimento através de cursos, dessa forma, você vencerá a concorrência.  


3)Será que vou ter um bom retorno financeiro?  

Retorno financeiro é algo muito relativo e não depende da profissão para você ganhar bem. Depende muito de você, das suas escolhas e dedicação. Se você for trabalhar para uma empresa, o valor do salário normalmente é padrão de acordo com o nível do cargo e o tamanho da empresa. Se você tiver o próprio negócio, o retorno pode variar e ganhar muito ou pouco vai depender de você, da sua capacidade de fazer a sua renda.  


4)Tenho interesse em mais de uma profissão, como escolher?  

É normal gostar de duas ou mais profissões, afinal, temos vários talentos, mas não é só porque você gosta e acha legal que combina com o seu perfil. É importante escolher uma profissão na qual você irá usar todo o seu potencial e para isso, é preciso saber quais são os seus talentos e conhecer as profissões de interesse. Poderá contar com ajuda de uma orientação vocacional e profissional para facilitar a sua escolha. (link)  


5)É possível trabalhar fazendo o que eu gosto?  

Sim, com certeza! É fundamental para o sucesso profissional trabalhar com o que você gosta. Existem muitas possibilidades, busque alinhar o que você gosta com as oportunidades no mercado de trabalho. O resultado disso é uma vida com mais satisfação e motivação para fazer dar certo e ter ótimos ganhos financeiros.  


6)Como ter certeza da profissão que quero seguir?  

Você nunca terá 100% de certeza, mas é possível ter 90% e para chegar nessa porcentagem é preciso conhecer quais são os seus talentos, explorar as profissões e mercado de trabalho. A Orientação Vocacional e Profissional (link) é um ótimo caminho para se sentir mais seguro nessa tomada de decisão.  


Através das suas dúvidas você poderá obter informações que serão importantes para a escolha profissional, portanto, se você tem mais dúvidas, anote todas e vá em busca das respostas, a Qcarreira, por exemplo, poderá responder todas as suas perguntas.