Publicidade

noticias

Entenda o que muda na sua escola com o novo Ensino Médio

A partir de 2022, o secundário será dividido em dois blocos, obrigatório e flexível, para dar mais escolhas aos estudantes

| Da Redação -

Você já deve ter ouvido falar no novo Ensino Médio, mas está por dentro das mudanças que vão ocorrer?
A partir de 2022, o currículo de todas as escolas do país, públicas e privadas. Algumas escolas já estão adotando o novo formato, que reorganiza as disciplinas em quatro áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 


Essas áreas foram definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades que os estudantes devem aprender desde a educação infantil até o ensino médio.  


A parte da BNCC referente ao ensino médio foi aprovada em 2018 e estabelece que as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias nos três anos do ensino médio. Inglês também é obrigatório, mas não necessariamente nos três anos.  


Isso não significa que Física, Química, História e Geografia, entrou outras disciplinas, não serão mais ensinadas. Elas continuam sendo parte do currículo, mas não necessariamente da mesma forma como ocorre hoje elas podem ser tratadas em disciplinas eletivas, projetos e outros tipos de atividades propostas pelas escolas.  


Essa mudança está ligada à nova divisão do ensino médio em dois blocos: o obrigatório e o flexível.  


Na parte obrigatória, o estudante vai cursar tudo o que está previsto na BNCC. Já a parte flexível, é composta pelos itinerários formativos ligados às quatro áreas do conhecimento e à educação profissionalizante.  


Veja no vídeo a seguir como o professor LG, do Poliedro, explica a nova organização do ensino médio:
 

 

 


Os itinerários serão diferentes de uma escola para outra e de uma cidade para outra. A ideia é que os estudantes possam escolher o itinerário que mais gosta, que mais se afina com seu projeto de vida.  

 
Projeto de vida é outra novidade do novo ensino médio: é um componente curricular não necessariamente uma disciplina, ele pode assumir outro formato, como oficinas, projetos no qual os estudantes vão poder trabalhar autoconhecimento, planejar sua vida presente e futura, enfim, aspecto mais ligados às questões subjetivas.  


No vídeo a seguir, o professor LG fala sobre os itinerários formativos:

 



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade