Noticias

Profissões que dão match com quem gosta de ajudar pessoas

Para escolher a melhor carreira para você, é importante conhecer seus pontos fortes, talentos e as possibilidades de atuação

| Da Redação

A escolha profissional não deve ser feita de maneira aleatória, mas com base no autoconhecimento
 

 

Escolher a profissão que vai seguir não é tão simples assim, não é verdade? É uma decisão que precisa ser pensada, analisada e não aleatória, pois se você quer ser feliz na profissão, deve escolher trabalhar com algo que tem a ver com o seu propósito, com o seu jeito e com o estilo de vida que quer ter. 


Para isso, você deverá saber quais são os seus pontos fortes, as suas características de personalidade, quais são os seus talentos e conhecer as profissões que se encaixam no seu perfil.  


Veja algumas profissões que dá match com perfil de quem é comunicativo, gosta de estar em contato com pessoas e ajudá-las:  


Medicina
É uma área de atuação para quem quer cuidar de pessoas vulneráveis. Poderá diagnosticar e tratar doenças, solicitar exames e até realizar cirurgias dependendo da área que escolher atuar. O ambiente de trabalho tanto em clínicas particulares quanto em hospitais exige contato com muitas pessoas e profissionais de diversas áreas da saúde.  


Enfermagem
É uma profissão para quem tem facilidade em lidar com pessoas, essa habilidade é fundamental para promover a saúde dos pacientes por meio da administração de medicamentos, preparo para exames, curativos e primeiros socorros. É um ambiente de trabalho com alto nível de contato com pessoas.  


Psicologia
Para quem gosta de compreender o comportamento humano, nesta profissão você poderá ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a rever os seus comportamentos e lidar com as suas emoções. Cuida da saúde mental do paciente, no diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais. Pessoas que sabem ouvir, compreender os sentimentos dos outros, podem se dar bem nessa profissão. 


Fisioterapia
Profissionais dessa área trabalham com o objetivo de ajudar pessoas a se recuperarem de lesões ou problemas musculares, restaurando os movimentos e a mobilidade física de acordo com cada necessidade. Poderá atender de forma individual ou em grupo. 


Nutrição
É uma ótima escolha para quem tem interesse em ajudar pessoas a ter um estilo de vida mais saudável e a cuidarem do seu bem-estar através da alimentação. Podem trabalhar em clínicas, hospitais ou empresas. 


Fonoaudiologia
O Fonoaudiólogo faz diagnóstico e trata problemas como surdez, cegueira, dicção incorreta e outras alterações que dificultam a comunicação. O profissional dessa área tem uma importante atuação no bem-estar físico e social.

Direito
Poderá atuar como advogado, juiz, promotor ou delegado para garantir os direitos dos seus clientes, resolver conflitos das pessoas através das leis vigentes do país. Se você tem vontade de ajudar a população em geral e busca por uma sociedade mais justa, essa pode ser uma boa profissão para você. 


Pedagogia
Essa profissão é uma oportunidade para aqueles que tem interesse em ajudar na formação social, através da educação dos alunos nos seus primeiros anos escolares, inclusive a alfabetização. Se você compreende que a educação é fundamental para um mundo melhor e gostaria de fazer a diferença nessa área, a carreira em Pedagogia pode ter tudo a ver com você.
Em muitas outras profissões você poderá ajudar as pessoas, mas selecionamos estas que tem uma atuação mais direta nesse sentido. 


Se você quer descobrir quais são os seus talentos ou ter certeza da profissão que dá match com o seu perfil, faça uma orientação vocacional e profissional. Seja feliz na sua escolha.