Noticias

Lifelong Learning: saiba o que é e não fique de fora dessa

Num mercado de trabalho competitivo é preciso mais do que um diploma; é necessário estudar constantemente

| Da Redação

 

A educação continuada está muito ligada ao interesse da pessoa e à sua necessidade de se desenvolver

 

Lifelong Learning é um termo inglês que significa "aprendizado ao longo da vida". É um conceito que está em alta no mundo profissional e sustenta a ideia de que os estudos devem ser constantes e não apenas durante um curto período da vida, ou seja, após terminar o ensino médio, realizar uma graduação e não parar por aí, continuar os estudos ao longo da sua carreira. 


Em um mercado de trabalho tão competitivo, não basta para um profissional dominar uma função é preciso estudar constantemente para se desenvolver em várias habilidades pessoais e profissionais para se destacar e ser bem sucedido.  


A educação continuada, vai além de um diploma e do ensino de uma escola ou universidade. Está relacionado a vontade e interesse ou necessidade em se desenvolver para agregar no seu desempenho. Por exemplo, imagine que um profissional de Marketing precisa apresentar um projeto em uma reunião e para realizar o seu melhor poderá estudar no YouTube sobre como falar em público ou como criar uma apresentação no Power Point, se essa for a sua necessidade de desenvolvimento.  


Isso envolve um aprendizado relacionado a conhecimentos técnicos e de competências comportamentais que podem ser adquiridos através de um curso formal ou informal por meio da leitura de um livro, vídeos ou pesquisas de conteúdos de referência na internet, por exemplo. O conhecimento é vasto, nunca chega em um limite se você estiver disposto e aberto para cada vez mais evoluir.  


Para praticar o Lifelong Learning precisa gostar da sua profissão e dos assuntos que está inserido, se não, dificilmente você irá incorporar esse conceito na sua vida. Ter certeza da carreira que irá seguir é o primeiro passo para uma vida constante de aprendizado e desenvolvimento profissional.  


Descubra quais são os seus interesses e qual profissão se encaixa no seu perfil.