Noticias

Saiba tudo sobre os programas de aprendiz, estágio e trainee

Empresas oferecem oportunidades para jovens em formação e sem experiência profissional ingressarem no mercado de trabalho

| Da Redação

 

Os programas de aprendiz podem ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho

 

Ei, você que está iniciando a sua jornada profissional, fique ligado nas oportunidades que você pode aproveitar para adquirir experiências, aprendizado e crescimento profissional. 


Para facilitar o ingresso dos novos profissionais no mercado de trabalho, as empresas oferecem vagas destinadas para jovens sem experiência em formação escolar e acadêmica. Saibam quais são:  


Aprendiz: é uma boa oportunidade para aqueles que estão no ensino médio e já querem trabalhar. O programa Jovem Aprendiz tem o objetivo de profissionalizar estudantes na idade de 14 a 24 anos que estão no ensino fundamental, médio e cursos técnicos. As horas de trabalho são divididas entre o curso de capacitação profissional e a prática na empresa para aprender as rotinas e funções. São possibilidades de atuar em diversas áreas pelo período de 2 anos, remunerado. A contratação é através de instituições responsáveis por esse programa, de acordo com a cidade ou região, em Campinas temos o CIEE.  


Estágio: é uma oportunidade para estudantes em formação técnica ou acadêmica para colocarem em prática o conhecimento teórico aprendido no curso e ganharem experiência profissional. Existem estágios que são remunerados e também os obrigatórios do curso. Tem duração de 2 anos, com carga horária de 6 horas por dia. As vagas são divulgadas através das universidades, nos sites das empresas e sites de emprego.  


Trainee: é um programa para jovens recém formados em curso superior que possuem potencial e habilidades para se tornar um líder. As empresas contratam como funcionário e durante 1 ou 2 anos desenvolve e prepara para assumir futuros cargos de liderança. As vagas são divulgadas nos sites das empresas. 


Não é exigido experiência em nenhum desses programas, porém as empresas esperam que esses jovens possam aproveitar o máximo para aprender, que tenham vontade, interesse e agreguem ideias de inovação.  


É importante que os novos profissionais estejam ligados sobre as oportunidades que existem no mercado de trabalho, sobre o futuro das profissões e aproveite todas as chances para construir uma carreira de sucesso.  


Quer saber mais? Vem pra Qcarreira, parceira do Virando Bixo.