Noticias

Já ouviu falar na "falsa certeza" na escolha profissional?

A influência de familiares e amigos pode levar o adolescente a escolher uma carreira que não é melhor para ele

| Da Redação


Muitos jovens só percebem que escolheram mal o curso depois de ingressarem na faculdade

 

Você sabia que existem "tipos" de adolescentes na hora da escolha profissional? O tipo que desde a infância já "sabem" qual carreira seguir, outros que ficam indecisos por gostar de várias profissões, os que não fazem nenhuma ideia e aqueles que têm certeza sem pensar muito. Esse último tipo é o mais arriscado e tem a maior chance de errar na escolha. 


São muitos casos de estudantes que no pré-vestibular tem certeza da profissão que querem seguir, mas depois desistem do curso e caem na indecisão.  


Sabe por que isso acontece?  Porque a escolha é baseada em poucas informações ou por influência de família e amigos, por isso, a certeza pode ser falsa.

 

A Ester Pinha, gestora da Qcarreira em Campinas, conta que passou por isso, decidiu que seria Jornalista e tinha certeza dessa escolha, porém, foi uma falsa certeza. Próximo ao período de vestibular surgiram dúvidas que antes parecia não existir e isso fez com que ela mudasse de ideia, então, resolveu se matricular no curso de Publicidade e Propaganda. Achou que dessa vez tinha acertado, mas advinha só, trancou após dois anos de curso por perceber que não tinha nada a ver com os seus talentos.   


Depois de seis meses, finalmente teve uma certeza verdadeira, prestou novamente o vestibular para Psicologia e se encontrou na profissão. "Dessa vez eu tinha muito mais informação, sabia quais eram os meus talentos e pesquisei tudo sobre a carreira de psicologia", conta.   


A certeza verdadeira é aquela baseada no conhecimento dos seus talentos e da profissão que você tem interesse, quanto mais informação você tiver mais certeza você terá sobre a sua escolha.  


Conheça quais habilidades você possui, saiba as profissões que se encaixam no seu perfil e pesquise tudo sobre a área profissional: o que faz, quais são as possibilidades de atuação, como é a rotina, quais são as matérias do curso, possibilidades de ganhos financeiros e sobre o futuro dessa profissão.  


Essas são as principais informações que você precisa para tomar uma decisão.  


Se precisar de ajuda para ter uma certeza verdadeira, aqui você encontra profissionais para te orientar, inclusive quem já passou por isso e sabe bem, no caso a gestora da Qcarreira de Campinas.

Veja também