Publicidade

noticias

Abertas as inscrições para o Vestibular 2022 da Unicamp

Interessados podem ser inscrever até 8 de setembro; por causa das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino remoto, provas serão alteradas

| Da Redação -

As inscrições para o Vestibular 2022 da Unicamp devem ser feitas no site da Comvest
 

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira (2/8), as inscrições para o Vestibular 2022. Os interessados podem se inscrever no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) até 8 de setembro clicando aqui


A Unicamp está oferecendo 2.450 vagas no Vestibular 2022. 


A taxa de inscrição custa R$ 180 e pode ser paga até 10 de setembro.  


Quem tiver dificuldade para arcar com este valor pode solicitar redução de 50% do valor da taxa nos dias 4 a 6 de agosto. O pedido pode ser feito no site da Comvest.  


A Unicamp já concedeu isenção da taxa de inscrição para cerca de 8,3 mil estudantes. Leia mais nesta matéria do Virando Bixo.  


O Vestibular 2022 terá mudanças em relação à edição do ano passado: na primeira fase serão 72 questões de múltipla escolha das disciplinas do ensino médio ou seja, não haverá questões interdisciplinares.  


Outra mudança será a prova de matemática da segunda fase, para a área de humanas como estratégia de manter o engajamento desses candidatos. No Vestibular 2021, houve queda das notas de matemática, provavelmente por causa das dificuldades enfrentadas pelos estudantes para se preparar.  


Essas alterações têm o objetivo de adequar a prova ao cenário de pandemia, no qual muitos estudantes não estão tendo acesso ao ensino remoto, por dificuldade de conexão, ou estão tendo dificuldade de acompanhar as aulas e sustentar o aprendizado, explica o diretor da Comvest, José Alves Filho.  


"Temos feito contatos com técnicos da secretaria estadual de educação de São Paulo que relatam um cenário de desmobilização e fadiga dos estudantes no ensino remoto. As aulas presenciais estão sendo retomadas em agosto, mas ainda não sabemos qual será o impacto na recuperação da aprendizagem", detalha Alves Filho.  


Segundo ele, a redução do número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a queda de solicitações de isenção da taxa de inscrição no Vestibular 2022 da Unicamp são indicações desse cenário de desmobilização. O número de solicitações concedidas, porém, não foi menor do que em anos anteriores.  


No entanto, a aposta, ressalta Alves Filho, é no futuro desses estudantes num contexto de pós-pandemia. "Os ingressantes em 2022 deverão vivenciar um cenário de transição e pós-pandemia. Nosso desafio é fazer uma prova que se adapte ao que estamos vivendo, além de sustentar o engajamento dos estudantes, dos professores e escolas".  


Nesse sentido, a Comvest vai realizar atividades online para orientar e ajudar os estudantes na preparação para a prova, além de sustentar o enajamento. Um exemplo são as lives literárias, sobre as obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022.  


O diretor da Comvest também anunciou que haverá processo seletivo via Enem com 639 vagas e que as provas serão realizadas em 33 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade