Noticias

Descubra como funciona o mercado de trabalho

As empresas buscam mais do que qualificação: elas buscam pessoas criativas, capazes de resolver problemas e de tomar decisões

| Da Redação

Os estágios e programas de aprendiz são uma boa maneira de entrar na carreira
 

Você que está na fase da escolha profissional, já deve ter ouvido falar que o mercado de trabalho é competitivo e muito exigente, mas o que isso significa?  


Vamos lá!  


Imagine uma fábrica de refrigerantes, para produzir e fazer funcionar precisa de pessoas para atuar em vários setores e principalmente, vender o produto. Então, o mercado de trabalho é formado por empresas de diversos segmentos que oferecem oportunidades de emprego para profissionais exercerem as suas habilidades, conhecimentos e experiências.  


Existem muitas vagas de emprego, assim como muitas pessoas à procura de trabalho. É um mercado bastante competitivo e vence aquele que for diferenciado, mas para isso não basta ter qualificação e experiência, as empresas buscam pessoas que sejam criativas, dedicadas, voltadas para resolução de problemas, com capacidade para tomada de decisão.  


Para muitos jovens, entrar no mercado de trabalho é um desafio, pois muitas vagas exigem experiência. Mas uma boa oportunidade de ingressar e fazer carreira é através de estágios ou programas de aprendiz, pois não exige experiência e tem como objetivo promover aprendizado e desenvolvimento profissional.  


Parece assustador e muito difícil tudo isso, não é mesmo? Mas fique tranquilo(a), pois a princípio, o mais importante é fazer a escolha profissional certa  e depois disso aproveitar as oportunidades que vão surgir ao longo da sua trajetória.  


Para se dar bem no mercado de trabalho, é preciso amar o que faz e desenvolver-se constantemente para crescer profissionalmente e conquistar uma carreira de sucesso.