Noticias

Virando Bixo inicia novo ciclo com simulado de Linguagens

Este ano, a primeira fase do VB inclui provas ao estilo do Enem elaboradas pela equipe do curso Poliedro

| Da Redação

O minissimulado de Linguagens do VB tem 45 perguntas
 

 

Esta semana começa a segunda fase da etapa online do Virando Bixo 2021. Durante as próximas quatro semanas, os participantes vão fazer um minissimulado com questões de cada uma das quatro grandes áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Esta semana, será a vez do minissimulado de Linguagens, com 45 questões de Língua Portuguesa e Inglês. Se você ainda não está fazendo o Virando Bixo, não perca mais tempo e inscreva-se já! É só fazer o cadastro AQUI e começar a responder às provas.  


As provas da primeira fase  (por disciplina) permanecem disponíveis, mesmo para participantes que começarem a fazer o simulado agora a pontuação por questão correta é um pouco menor, mas ainda dá para concorrer aos prêmios que o Virando Bixo oferece para os primeiros colocados nas duas categorias, Vestibulando e Treineiro.  


O prêmio para o vencedor da categoria Vestibulando é um computador. Na categoria Treineiro, o prêmio é um curso de inglês online.  


E para ajudar você, que está fazendo o minissimulado de Linguagens do Virando Bixo, o Colégio e Curso Poliedro, parceiro do VB, preparou algumas orientações. Confira logo abaixo:
 

Foco e concentração
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que o foco e a capacidade de manter a concentração por horas são imprescindíveis para um bom desempenho. O dia a dia educacional, com o acompanhamento de aulas e a prática de atividades, podem ajudar. Estudar todo dia também amplia a atenção e o condicionamento psicológico para a realização da prova.
 

Preste atenção nos enunciados
No dia do exame, ter atenção aos enunciados é fundamental. Caso não entenda algum trecho, leia mais devagar, o que ajuda a potencializar a atenção. Não deixe de grifar todos os detalhes que julgar importantes. Faça leituras atentas e sempre releia os excertos para conferir se não deixou de fornecer nenhuma resposta.
 

Não estranhe as questões fáceis
Não fique desconfiado quando se deparar com uma questão fácil. Muitos alunos perdem tempo procurando a "pegadinha", pois consideram que não é possível que questões simples apareçam na prova. Mas elas existem e é preciso ficar atento para não as complicar. Siga o enunciado e as resolva!
 

Deixe o mais difícil para o fim
Outra recomendação é deixar as questões difíceis para o final. É comum ter insegurança neste momento. Não queremos errar, principalmente se nos sentimos bem preparados. No entanto, deve-se considerar a pontuação da prova como um todo, então, não podemos ficar presos na mesma questão por muito tempo. Não existe certo e errado com relação à ordem de execução, contanto que o tempo seja suficiente para concluir o exame.
 

Comece a prova pela Redação
Por fim, indicamos dedicação total à redação. Recomendamos que comece pelo texto, com a cabeça fresca, já que trata-se de um componente eliminatório. Qualquer desvio de tema é suficiente para desclassificar o estudante do vestibular. Ao longo da trajetória de preparação, a dica é treinar bastante, produzindo um texto por semana para aprimorar a agilidade, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas. Também é essencial que se atentem às coletâneas oferecidas. O hábito de leitura é fundamental para um bom desempenho, seja de revista, jornal ou mesmo livros fora do contexto do vestibular. A leitura enriquece nosso vocabulário, nosso conhecimento sobre as regras gramaticais e amplia a compreensão acerca das atualidades.