Noticias

Saiba como lidar com a ansiedade na escolha da carreira

Embora seja parte da vida, é importante encontrar mecanismos para não se deixar levar pelos pensamentos negativos e dúvidas

| Da Redação

O autoconhecimento e informar-se sobre o mercado de trabalho pode ajudar a evitar a ansiedade na hora de escolher a carreira
 

A ansiedade está cada vez mais comum entre os adolescentes, principalmente os que estão em fase de transição para vida profissional. É um momento de muitas dúvidas, mudanças e essa é a "oportunidade perfeita" para a ansiedade surgir. Talvez este seja o seu caso! 


A ansiedade é excesso de pensamentos relacionados ao futuro, normalmente é gerado pela preocupação e incertezas quanto ao que ainda está por vir. Esses pensamentos são do tipo "e se". No caso, em relação ao futuro profissional, os pensamentos mais comuns são: e se eu não conseguir passar no vestibular, e se eu não tiver sucesso, e se eu não gostar do curso, e se eu não conseguir decidir, e se eu fizer a escolha errada e por aí vai.  


Perceba que normalmente são pensamentos mais negativos baseados em suposições que ainda nem aconteceram.  


A ansiedade é natural e faz parte da vida, apenas o excesso e prolongamento disso é que a torna prejudicial para a saúde e qualidade de vida. O importante é aprender a controlar, veja algumas possibilidades:  


Quando a ansiedade surgir, não se desespere, imagine o que você está sentindo como uma onda no mar, mergulhe nela e espere passar. Praticar meditação e relaxamento pode ajudar nisso.  


Os pensamentos têm poder para determinar o que você sente, então, separe as preocupações úteis das inúteis, ou seja, aquelas que só geram perturbações. Se distraia com coisas que você gosta e não se deixe levar pela "enxurrada" de pensamentos.  


Boa parte do que você imagina não chegará a acontecer da forma com imaginou;  


Em relação ao futuro profissional, muitas são as incertezas e inseguranças quanto ao desconhecido, neste caso, a ansiedade pode desaparecer quando você tiver certeza de qual profissão seguir. Para isso, você precisa se autoconhecer, conhecer o mercado de trabalho e buscar ajuda de um profissional para lhe orientar.  


A Qcarreira, parceira do Virando Bixo,  já atendeu mais de 380 adolescentes indecisos em relação à escolha da carreira. A vantagem de contar com ajuda de especialistas, é que além de eliminar a ansiedade, você fica motivado para estudar, feliz com a transição para uma nova fase e autoconfiante para viver tudo o que o futuro reserva para você. Vem pra Qcarreira!