Já fez a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021? Se não fez ainda, corre até a Página do Participante! O prazo termina nesta quarta-feira (14/7) às 23h59 desta quarta-feira, 14 de julho.
Este ano, haverá duas modalidades, Enem Impresso e Enem Digital, com itens iguais e mesmo tema de redação, e que serão aplicadas nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro.
Confira alguns detalhes, para não errar na hora da inscrição:
- Todos os interessados devem se inscrever, independentemente de terem conseguido a isenção da taxa de inscrição.
- No caso dos não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, vai até a próxima segunda-feira, 19 de julho. O boleto deve ser gerado por meio da Página do Participante. A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa.
- ´No ato da inscrição, o estudante deve indicar a Unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame
- É preciso optar pela modalidade de prova (impressa ou digital). Após concluir a inscrição, não será possível alterar essa opção.
- Quem necessita de atendimento especializado, deve solicitar no ato da inscrição.
- O Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
- Os treineiros devem se inscrever para o Enem Impresso.
Acesso à Página do Participante
É preciso ter o login único dos portais gov.br para realizar a inscrição, acompanhar a situação das solicitações, entrar com possíveis recursos, além de verificar o andamento dos processos antes e após a aplicação do exame. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.
Atendimento especializado
Entre os perfis que podem entrar com os pedidos de atendimento estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.
Para solicitar os recursos disponíveis, é necessário se enquadrar nos requisitos estabelecidos nos editais e comprovar as condições por meio de documentação.
No momento da inscrição, é preciso informar a condição que motivam a solicitação e inserir documento comprobatório, com nome completo e descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).
A documentação também precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado.
A versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado.