Noticias

Os segredos das profissões que farão sucesso no futuro

Avanços tecnológicos estão influenciando todas as áreas, das engenharias e exatas às ciências humanas

| Da Redação

Com o avanço tecnológico, os soft skills se transformaram em diferenciais no mercado de trabalho
 

 Para pensarmos nas profissões no futuro, vamos pensar no cenário atual. 


Você sabia que já existe uma impressora 3D de órgãos?  


E que existe previsão de que a geração dos bebes de hoje viverão até os 120 anos! Muito louco pensar nisso, mas vamos lembrar que antigamente, as pessoas vivam até os 30/40 anos, e desde a evolução da medicina e das pesquisas, conseguimos curar doenças que antes eram mortais!  


Com todo esse avanço fica mais fácil imaginar que teremos tecnologia e tratamento para muitos problemas de saúde que ainda é terminal.  


Além desses avanços na área da saúde, a tecnologia tá vindo com tudo para a área das engenharias e exatas, e já vemos impactos nas áreas de humanas também.  


Agora sim, vamos falar sobre as profissões do futuro e seus segredos!  


Profissões do futuro são aquelas atividades que resolvem e vão continuar resolvendo os problemas das pessoas daqui pra frente, usando ou não a tecnologia como ferramenta para melhorar e agilizar o processo.  


Todas as funções que poderão ser automatizadas ou digitalizadas, serão, principalmente com a chegada da internet 5G. Para o ser humano, sobrarão as funções onde poderemos colocar nossas soft skills (tecnologias humanas), onde poderemos usar nossa criatividade, empatia, inteligência emocional, comunicação, nosso "feeling", a capacidade de resolução de problemas, intuição, talentos e habilidades. Skills que nasceram com a gente, mas que por muito tempo nos desconectamos delas, e são elas que nos tornam únicos, que nos conectam com o nosso proposito e nosso potencial.  


O grande segredo das profissões do futuro é que por trás delas devem existir profissionais do futuro! Esses profissionais são pessoas que amam o que fazem, que são muito capacitadas, que estão sempre buscando evolução e aprimoramento e que desenvolvem seu trabalho com paixão, usando a tecnologia como aliada ou não, uma vez que há uma crescente busca por terapias holísticas e até mesmo espirituais.  


Gostou deste tema? A Qcarreira, parceira do Virando Bixo, é especialista neste assunto e está preparada para orientar quanto ao futuro do mercado de trabalho, somos a evolução dos testes vocacionais.