Noticias

PUC-Campinas lança nesta quarta projeto de educação digital

Com o nome de PUC Digital, iniciativa prevê oferta de cursos de pós-graduação, atualização e especialização em modelos de aprendizagem flexíveis e ativos

| Da Redação

 

 

Os estudantes do PUC Digital terão acesso à infraestrutura dos campi da universidade
 

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) lança, nesta quarta-feira (2 de junho), o projeto PUC Digital. A proposta é oferecer modelos de aprendizagem flexíveis, ativos e conectados, possibilitando acesso às atividades nos horários e locais desejados pelos estudantes. 

 

Para marcar o lançamento do PUC Digital, a  engenheira Martha Gabriel, ícone multidisciplinar da América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, realiza nesta quarta-feira, 2 de junho, uma palestra sobre "As habilidades essenciais para o futuro". Apontada entre os Top 100 professores mais experts em tecnologia no mundo, a palestrante é convidada especial da live que marca o lançamento de novos cursos de Pós-Graduação e Atualização da PUC-Campinas, em ambientes 100% on-line. O evento é aberto ao público, de forma gratuita, com transmissão pelo YouTube da Universidade, a partir das 8h30. Assista em https://www.youtube.com/PUCCampinasOficial.

 

O PUC Digital será apoiado por tecnologias de comunicação e ferramentas interativas utilizadas nas principais universidades do mundo, estruturados em ambientes 100% on-line. O objetivo é promover o desenvolvimento de competências profissionais (hard skills) e humanas (soft skills).  


Os estudantes terão materiais digitais específicos para a opção escolhida, além de acesso a aulas assíncronas (Pós-Graduação e Atualização), com conteúdo gravado, e síncronas (Pós-Graduação Especialização), exibidas em tempo real, por meio de videoconferência, com possibilidade de interação com o docente. As aulas, que possuirão recursos digitais multitelas (watchout), ficarão disponíveis, após encerradas, no LMS Canvas, uma das plataformas utilizadas nos cursos.  


Nos cursos de Pós-Graduação, haverá também uma série de atividades complementares, como eventos, conferências e debates. Tudo isso de forma conectada (digital, mobile e multiscreen) e múltipla, uma vez que recursos adicionais de interação serão disponibilizados para videoaulas exclusivas, desafios pedagógicos, palestras, grupos de discussão, networking etc..   


Para todos os estudantes, estarão disponíveis, ainda, bibliotecas virtuais e as bases do Sistema de Bibliotecas e Informação  da universidade para dar suporte às pesquisas acadêmicas.  


O conceito "Estude do seu jeito", pensado para atender pessoas que dividem seus estudos com compromissos sociais, familiares e profissionais, garante autonomia aos estudantes, que podem acompanhar as atividades por computadores, smartphones ou tablets. 


Outros diferenciais da Educação Digital da PUC-Campinas estão ligados à experiência do estudante, que terá um espaço de ambientação para familiarizar-se com a metodologia de ensino, proporcionando acolhimento, orientação e suporte. Além disso, haverá o Assistente da Jornada Acadêmica, profissional que dará apoio administrativo personalizado para esclarecer dúvidas de ferramentas, recursos, cronogramas e outros assuntos. O atendimento será adaptado de acordo com as necessidades e expectativas específicas de cada estudante.  


Por fim, os estudantes também poderão usar da infraestrutura dos Campi I e II, que assumem o papel de promover múltiplas experiências de interação com colegas e docentes, relacionamento pessoal e amizade, além de servirem como banco de ferramentas tecnológicas para uso remoto ou presencial.  


Cursos 

As inscrições para os Cursos de Educação Digital da PUC-Campinas serão abertas durante a cerimônia de lançamento realizada nesta quarta-feira. São cursos de duas modalidades: Atualização e Pós-Graduação. Para cada um deles, haverá opções de ingresso em todas as áreas do conhecimento.  


Os Cursos de Atualização são compostos por atividades de curta duração para aperfeiçoamento, capacitação e difusão cultural em áreas como Comunicação, Direito, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. São preparados para proporcionar habilidades atuais, úteis e práticas aos alunos, de modo que adquiram as competências atualmente exigidas pelo mercado de trabalho.  


Já os Cursos de Pós-Graduação (Especialização), também voltados ao aperfeiçoamento de carreira, são montados em módulos um pouco mais longos e se destinam aos profissionais que já trabalham ou buscam recolocação. Da mesma forma, são estruturados para o atendimento das necessidades vigentes nas empresas. No modelo de Educação Digital, os estudantes terão atividades síncronas, com aulas ao vivo, e também assíncronas (gravadas). 

(Com informações da PUC-Campinas)