Noticias

Mais de 1 milhão de estudantes concorrem às vagas do Sisu

Sistema do MEC que reúne vagas para instituições públicas de ensino superior permanece aberto até as 21h59 desta sexta-feira

| Da Redação

Sistema oferece mais de 209 mil vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021
 

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) terminam às 23h59 desta sexta-feira (9/4). O SiSU oferece, nesta primeira edição de 2021, cerca de 209,1 mil vagas em universidades públicas, a maior parte federais para ingresso no primeiro semestre de 2021.


Até as 18h de ontem, havia 1,057 milhão de inscritos. Como cada um pode escolher dois cursos, o número de inscrições passou de 2 milhões.  


Desde terça-feira, quando o sistema abriu, até o fechamento, os candidatos podem trocar suas opções. A última opção registrada no sistema vai ser computada no processo de distribuição das vagas, que ocorre considerando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a quantidade de vagas ofertadas em cada curso e os critérios adotados pelas instituições de ensino.  


Cada universidade adota pesos e critérios específicos para selecionar seus ingressantes.  


A primeira chamada do SiSU será divulgada no dia 13 de abril (terça-feira).  


Dupla inscrição  

A exemplo do que aconteceu no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) ranqueou as notas dos candidatos nas duas opções de curso, mesmo que, segundo as regras do sistema, a matrícula só pode ser feita no curso em primeira opção  


A medida gerou críticas e reações na internet por parte de estudantes porque tende a aumentar de maneira artificial as notas de corte, além de impedir que o candidato tenha uma visão mais real de suas chances.