Noticias

Saiba quais são as novidades do Virando Bixo 2021

Inscrições para o novo ciclo do simulado começam no dia 12 de abril, segunda-feira; as provas terão início em 17 de maio

| Da Redação

 

 As inscrições para o simulado Virando Bixo edição 2021, começam no dia 12 de abril (segunda-feira). E este ano o Virando Bixo vem totalmente renovado, ainda mais alinhado com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os principais vestibulares. 


O simulado, que está na sua 21.ª edição e já ajudou milhares de estudantes a passarem no vestibular, é um projeto da EPTV para apoiar os estudantes na preparação para os exames. O Curso e Colégio Poliedro, responsável pela elaboração das provas, é parceiro no projeto.  


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do Virando Bixo. Podem participar estudantes que estão cursando o ensino médio, a partir do 1.º ano, ou que já concluíram a educação básica.  


Os alunos do 3.º ano e aqueles que concluíram o ensino médio concorrem como Vestibulandos. Os demais (1.º e 2.º anos do ensino médio) participam como treineiros.  


A Etapa 1 é composta por provas online, divididas em quatro fases. As provas começam em 17 de maio e terminam em 14 de novembro de 2021.  


Os 50 estudantes com maior pontuação (25 de cada categoria) serão selecionados para a Etapa 2, composta por uma prova presencial.  


Ao final, o primeiro colocado na categoria Estudante ganha um notebook e o vencedor na categoria Treineiro ganha um curso de inglês online.  


Novo formato 

Em 2021, as provas da Etapa 1 e 3 serão por disciplina (Fase 1) e por área do conhecimento (Fases 2 e 4). Até o ano passado, o Virando Bixo só oferecia provas por disciplina.  


"O novo formato das provas contribui para a organização de estudos dos participantes, além de ajudar na definição de estratégia de provas", explica Vitor Ricci, coordenador do Curso Poliedro em Campinas.  


Na primeira fase e na terceira fases, por disciplina, o objetivo é permitir que o aluno tenha tempo para estudar cada matéria com tranquilidade, avaliar quais são os seus erros e correr atrás das lacunas identificadas.  


A segunda e a quarta fases serão organizadas por área do conhecimento, num modelo semelhante ao do Enem. "É uma oportunidade de treinar no site do Virando Bixo para uma prova tão importante como o Enem, que dá direito a milhares de vagas através do SiSU", detalha Ricci.