Publicidade

noticias

Confira as orientações para tirar o melhor proveito do SiSU

Sistema do MEC que oferece 209,1 mil vagas em universidades públicas permanecerá aberto de 6 a 9 de abril

| Da Redação -

 A partir desta terça-feira, 6 de abril, o Ministério da Educação (MEC) vai abrir o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para selecionar os ingressantes das universidades federais e outras instituições públicas de ensino superior no primeiro semestre de 2021. 


Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cujos resultados foram divulgados no último dia 29. Podem concorrer às vagas, estudantes que não zeraram na redação do Enem 2020 e não fizeram o exame como treineiros.  


O sistema permanecerá aberto até 9 de abril (sexta-feira). Enquanto o sistema permanecer aberto, os candidatos podem mudar suas opções e acompanhar as variações das notas de corte nos cursos e instituições, fazendo as melhores opções conforme seu desempenho no Enem.  


Nesta edição do SiSU estão sendo oferecidas 209.190 vagas em 5.685 cursos em 110 instituições de ensino de todo o país. Uma novidade neste ano é a oferta de vagas de cursos a distância.   As vagas já podem ser consultadas, antes mesmo da abertura oficial do sistema. 


A lista de aprovados no SiSU 2021 - 1.º semestre será divulgado no dia 13 de abril, segundo o MEC

 

No SiSU também há cotas raciais, com vagas que variam conforme a instituições.   

 
Veja o calendário do SiSU 2021 - 1.º semestre:  

Dia 13 de abril: divulgação dos resultados da chamada regular. 

De 13 a 19 de abril: os estudantes não chamados na primeira lista podem fazer a opção para lista de espera.  

De 14 a 19 de abril: os estudantes chamados na primeira lista devem fazer a matrícula.  

Dia 23 de abril: será divulgada a segunda lista.  


Confira abaixo as dicas do coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci, para o estudante evitar problemas ao longo do processo:  


Estude a lista de opções antes de fazer a inscrição: conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU é muito importante para ser assertivo na hora da inscrição. Cada universidade adota um critério diferente de pesos para a atribuição da nota conquistada no Enem, portanto, observar quais disciplinas são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para admissão. 


Acompanhe a nota de corte: é preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse. 

 
Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição: ao longo do processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade. 

 
Fique atento ao e-mail: Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe. "Se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão", explica Ricci.

 
Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula: outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade