Noticias

Resultados do Enem 2020 serão divulgados nesta segunda-feira

De acordo com o Inep, responsável pelo exame, candidatos terão acesso às notas a partir das 18h na Página do Participante

| Da Redação


O Enem garante acesso a instituições de ensino públicas e privadas de todo o país

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) 2020 serão divulgados nesta segunda-feira (29). Para fazer a consulta, é preciso acessar a Página do Participante no site do Enem. 


A expectativa é que as notas sejam divulgadas a partir das 18h, então fique de olho!  


Serão publicados os boletins de desempenho de quem fez as provas impressas (primeira e segunda aplicação), Enem digital, e Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade).  


As notas dos treineiros serão divulgadas em 28 de maio.  


O Enem 2020 foi realizado em janeiro e fevereiro deste ano, por causa da pandemia de Covid-19. Esta edição do exame foi marcada por recordes de abstenção, nas diversas aplicações, chegando a 55,3% no segundo dia de aplicação do Enem impresso, que teve 5,5 milhões de inscritos.  


Como consultar a nota  

Entre na Página do Participante, usando os dados do login único do portal gov.br, o portal oficial do governo federal. Só é possível acessar a própria nota. 


Quem esqueceu a senha pode recuperá-la, informando o CPF e clicando "esqueci minha senha". Aí é preciso escolher uma forma de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking).  


Será enviado um código de verificação e aí é possível gerar uma nova senha.  


Ingresso nem universidades públicas 

O Enem é o principal meio de ingresso nas universidades federais e outras instituições públicas de ensino superior, por meio do o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele seleciona alunos para universidades públicas.  


As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.  


Além disso, várias instituições privadas aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos, concedendo inclusive bolsas.  


Outros programas que usam a nota do Enem Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo parciais e totais para faculdades particulares a estudantes de baixa renda, e Financiamento Estudantil (Fies) também voltado para o setor privado, selecionaram em março, usando notas do Enem 2019.
 

Cronograma do Sisu 

Inscrições: de 6 a 9 de abril  

Resultado da chamada única: 13 de abril  

Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril  

Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril