Noticias

Como o avanço da tecnologia impacta a escolha da profissão?

É preciso acompanhar a evolução tecnológica, por isso o jovem deve explorar tendências, antes de escolher sua área de atuação

| Da Redação

A pandemia acelerou a transição para o mundo digital
 

 

Você, que está na fase da escolha profissional, já parou para pensar no impacto da tecnologia nas profissões? Se não, é muito importante que você se ligue nesse tema, sabe por quê? Isso interfere nas suas escolhas.  

Por isso, o QCarreira, parceiro do Virando Bixo, produziu um conteúdo especial para quem está na fase da escolha profissional sobre o impacto da tecnologia no mundo do trabalho. Confira:  


A tecnologia está transformando as nossas vidas diariamente e com a pandemia acelerou ainda mais a evolução. De repente, estudantes tiveram que se adaptar às aulas online e muitas empresas foram transportadas 100% para o digital. A forma de relacionamento e consumo também mudou, a utilização de aplicativos de delivery, plataformas de streaming e de comunicação aumentou demais.  


A tecnologia vem para facilitar as coisas, mas é preciso se adaptar e acompanhar essa evolução, inclusive no mundo do trabalho, que está sendo impactado por ela.  


Segundo Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão ingressando no ensino fundamental atualmente conseguirão empregos em carreiras que ainda não existem. E já estamos vivenciando essa transição: algumas profissões que antes eram vistas apenas em filmes de ficção cientifica estão se tornando realidade e outras deixando de existir.  


Os bancos estão se transformando em agências digitais, supermercados e o próprio Mc Donalds, por exemplo, estão migrando para a implantação de caixas eletrônicos no lugar dos caixas convencionais, operados por pessoas. Tudo isso tem impacto direto sobre a maneira como as profissões são exercidas e cria novas demandas.  


Psicólogos estão atendendo através de teleatendimento. Desenvolvedores de aplicativos estão sendo cada vez mais necessários. Profissionais especializados em direito digital, cientistas de dados, desenvolvedores e engenheiros de softwares, gestores de mídias digitais são apenas alguns que estão conquistando espaço e relevância.  


Muitas oportunidades de emprego vão surgir na área da tecnologia; a maior parte das profissões estarão relacionadas de alguma forma com o digital. Com isso, novas habilidades e talentos serão exigidos, como a criatividade, capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, entre outros.  


Antes de tomar uma decisão, conheça o mercado de trabalho, explore as tendências e profissões do futuro, descubra seus pontos fortes, talentos e habilidades, conheça quais são as tecnologias que irão impactar ainda mais nosso planeta e nossa vida