Noticias

Aprenda a montar o plano de estudos ideal para você

No contexto do ensino remoto, a organização se torna mais importante ainda e pode contribuir para o sucesso do seu projeto

| Da Redação

Aplicativos e agendas de papel podem ser ferramentas úteis para a organização dos estudos
 

 As aulas já começaram e você tem mais um ano de estudos pela frente! 


Sabemos que no ano passado as coisas foram mais difíceis que o normal, afinal, do dia pra noite a sua rotina mudou completamente, a forma de aprender que sempre foi presencial, com o professor e seus colegas que ficavam "logo ali" bem pertinho de você, foram trocados por janelinhas no computador.  


O distanciamento que a pandemia trouxe prejudicou o aprendizado, a motivação e o engajamento que a convivência com os professores e colegas geravam, afinal, no ambiente escolar além de aprender mais e melhor, existe o contato próximo com os colegas, que estão passando pelas mesmas coisas que você, essa atmosfera em que todos precisam se esforçar, se ajudar e tomar decisões importantes ajuda muito. O reflexo disso é que muita gente está se sentindo sozinho, desamparado, sem ânimo, e sem estimulo para dar o seu melhor.  


Sendo assim, é comum que você esteja se sentindo perdido(a) e ansioso(a) por não saber por onde começar a rotina de estudos e também não saber ao certo o que quer fazer da vida.  


Então, aí vai um conselho da Qcarreira: não se preocupe agora com todos os desafios que esse ano vai exigir de você, apenas defina seu objetivo, se organize e faça um planejamento dividindo o cronograma em partes.  


O que eu quero ser?  

A primeira coisa que você precisa definir, ou começar a refletir é: O que eu quero ser? O que eu quero fazer? Qual curso vai me proporcionar o aprendizado que quero colocar em prática na minha vida profissional?  


Se precisar de ajuda para conhecer as profissões, a QCarreira te ajuda! Tendo o objetivo claro, fica mais fácil se organizar, se motivar e criar um planejamento que vai contribuir para o seu sucesso nos estudos, e no alcance das suas metas.  


Então, vamos lá! Agora que você já sabe aonde quer chegar, se liga nas dicas:  


Perceba o que funciona para você, pois existem várias estratégias de planejamento, mas escolha aquela que melhor se adaptar.  


Utilize aplicativos para se organizar, alguns mais conhecidos são: Trello, Evernote, Todoist, Wunderlist, Google Agenda ou também uma agenda física se assim preferir.

Pesquise as faculdades que têm o curso que você quer, verifique como é o vestibular, o peso das matérias, datas de inscrições e formas de se aplicar.

Defina o tempo de estudo por matéria e quanto tempo por dia irá estudar. Dê uma atenção maior em seu planejamento para aquelas matérias que precisa se dedicar mais.

Inclua em seu plano tempo para cuidar da alimentação, pausas para descansar ao longo do dia e atividade física para se manter saudável nessa trajetória.

Saiba reconhecer os seus limites e lembre-se que muitas vezes a qualidade de tempo nos estudos pode ser mais importante do que a quantidade. Aprenda a se conhecer e saber como funciona o seu desempenho.

Um planejamento vai te ajudar a se organizar no seu dia a dia e ser mais produtivo, é importante que você tenha disciplina para seguir o que foi planejado, no início pode ser empolgante e depois sentir que está falhando, se isso acontecer saiba que é natural, pois você está se adaptando a uma nova rotina, então, reconheça o que você já conseguiu e continue nessa jornada que planejou, com o passar dos dias você estará mais adaptado e ficará mais fácil de cumprir com o plano.
 

Boa sorte!!