Publicidade

noticias

Abstenção no segundo dia do Enem digital chega a 71,3%

Confira os comentários e as questões corrigidas pelos professores do curso e colégio Poliedro, parceiro do Virando Bixo

| Da Redação -

Quem não pôde fazer o Enem digital por causa de problemas logísticos, pode pedir a reaplicação entre 8 e 12 de fevereiro
 

Balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aponta que 71,3% dos candidatos ao Enem digital não compareceram ao segundo dia de prova, realizado neste domingo (7/2). Na semana passada, primeiro dia de prova, a abstenção já havia sido alta: 68,1%. 


Os estudantes fizeram a prova de matemática e ciências da natureza.  


Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a taxa de abstenção era esperada e decorre de uma "opção individual".  


O Enem digital foi aplicado em 4.053 laboratórios de 104 municípios brasileiros. A prova não foi realizada em Manaus (AM), porque a realização do Enem foi suspensa no estado por conta da pandemia de Covid-19, e no Instituto Federal do Amapá, em Macapá (AP), porque o prédio onde o exame seria realizado foi interditado por problemas estruturais.  


De acordo com o Inep, 38 candidatos foram desclassificados por não cumprirem regras previstas no edital do exame.  


Reaplicação  

Os estudantes inscritos no Enem digital e que não fizeram a prova por problemas logísticos podem solicitar a reaplicação na Página do Participante entre 8 e 12 de fevereiro. Os pedidos serão analisados e os resultados divulgados no dia 15 de fevereiro. 


Na mesma data serão divulgados os resultados dos pedidos de reaplicação encaminhados pelos estudantes que fizeram o Enem impresso.  


Cadernos de prova  

Os cadernos de prova do segundo dia do Enem digital já estão disponíveis para consulta no site do Inep. O gabarito será divulgado até o dia 10 de fevereiro. 


A prova 

Para Fernando da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, a prova digital favoreceu os estudantes, especialmente na prova de matemática. "Geralmente o segundo dia de prova é um desafio logístico para os estudantes manipularem os cadernos de resposta, folhas de rascunho e gabaritos. Agora, na prova digital, eles só tinham o mouse sobre a mesa e além disso podiam mudar a alternativa da resposta, caso percebessem algum erro", diz. Com isso, ele acredita que os candidatos tiveram mais tranquilidade para responder às questões e fazer cálculos.  


No que diz respeito ao conteúdo, Espiritu Santo considera que a prova de matemática foi equilibrada e coerente em relação aos anos anteriores.  


Já na prova de ciências da natureza predominaram conceitos, exigindo poucos cálculos. Em Biologia, o destaque foram as questões de Ecologia, que predominaram. Em Química, havia muitas questões de Química Orgânica.  


A prova de Física trouxe uma surpresa: uma questão sobre capacitores, um assunto que aparece com frequência em outros vestibulares pode ter surpreendido os estudantes.  


A prova também trouxe uma questão sobre vacinas que, mesmo sem citar a pandemia de Covid-19, cobrou conhecimento sobre vacina e tecnologia de produção.  


Confira as questões resolvidas pelos professores do Poliedro no site do colégio.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade