Noticias

Enem digital testa conhecimentos de matemática e ciências

Candidatos que faltaram ao primeiro dia, podem fazer a prova neste domingo (7/2) ou pedir a reaplicação no site do Inep

| Da Redação

O Inep vai divulgar os cadernos de prova do segundo dia do Enem digital logo após as 18h30
 

 

Hoje (domingo, 7/2) é o segundo dia de provas do Enem digital, a versão computadorizada do Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos vão fazer os exames de matemática e ciências da natureza. 


O portões permanecem abertos das 11h30 às 13h. A avaliação começa às 13h30 e termina às 18h30.  


No domingo passado, quando foi realizada a prova de linguagens (incluindo a redação) e ciências humanas, a abstenção foi de 68,1% - ou seja, cerca de 34 mil dos 96 mil inscritos compareceram para fazer a prova.  


Quem faltou no primeiro dia do Enem digital pode comparecer hoje para fazer a segunda prova e pedir a reaplicação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  


Covid-19 e reaplicação 

Quem tiver com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não deve comparecer ao exame. A medida é necessária para que o vírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas. Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão fazer o pedido pela Página do Participante entre os dias 8 e 12 de fevereiro.  


Como é o sistema 

Para garantir a segurança, os participantes recebem, no momento da prova, um código que precisam digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizam a prova.  


Os computadores só têm acesso às provas. Os candidatos não têm acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível selecionar qual dos cadernos será resolvido. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo.  


O que levar 

A lista do que pode ou não também é semelhante ao Enem impresso. Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche.
 

Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Enem 2020 

O Inep vai divulgar os cadernos de provas do Enem digital logo após o fim da aplicação, como ocorreu no primeiro dia do exame. Eles estarão disponíveis no site do Inep, onde poderão ser baixados. Ao contrário do Enem impresso, já que a prova será no computador, os participantes não poderão levar os cadernos de prova. Os candidatos podem, no entanto, anotar as respostas na folha de rascunho. Os gabaritos oficiais serão divulgados até 10 de fevereiro.  


*Com informações da Agência Brasil