Noticias

Gabarito do Enem 2020 pode ser consultado no site do Inep

Respostas são referentes à versão impressa do exame, realizada em 17 e 24 de janeiro; no domingo (31/1) será realizado o primeiro dia de prova do Enem digital

| Da Redação

As notas individuais no Enem que podem ser usadas no Sisu, serão divulgadas em 29 de março
  

O gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa, está disponível para consulta a partir desta quarta-feira (27/1) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  

 
A correção extraoficial, feita pelos professores do colégio e curso Poliedro, parceiro do Virando Bixo, pode ser conferida aqui


O Enem impresso foi realizado nos dias 17 e 27/1. No próximo domingo (31/1), será o primeiro dia de aplicação do Enem digital para cerca de 96 mil candidatos inscritos. O segundo dia de aplicação será 7/2, também domingo.  


Gabarito e nota 
As notas individuais no Enem serão divulgadas em 29 de março. É esta nota que será usada para concorrer às vagas oferecidas pelas universidades federais e outras instituições de ensino superior públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  

 
A nota do Enem também é aceita por várias faculdades privadas e, também, do exterior. Em Portugal, pelo menos 50 instituições aceitam a nota do Enem como meio de ingresso.  


É importante lembrar que a nota individual no Enem não é igual à quantidade de questões certas. O resultado depende de um equilíbrio entre questões fáceis, médias e difíceis porque o Enem usa uma metodologia de correção associada à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema prioriza a coerência das respostas, considerando a quantidade de acertos em questões fáceis, médias e difíceis.   


Então, por exemplo, se um candidato acertou várias questões difíceis, mas errou muitas questões fáceis, entende-se que ele pode ter "chutado". Desse modo, ele pode ter uma pontuação menor do que um estudante que acertou muitas questões fáceis e poucas questões difíceis.
 

Reaplicação 
O prazo para os candidatos que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação do Enem impresso termina na sexta-feira (29). Os pedidos podem ser feito na Pagina do Participante e serão avaliados caso a caso.