Noticias

Abertas inscrições para o Fies do primeiro semestre de 2021

Programa oficial de financiamento estudantil oferece 93 mil vagas; renda familiar per capita até 3 salários mínimos habilita estudante a juro zero

| Da Redação

No processo seletivo do Fies para o primeiro semestre de 2021, serão aceitas notas do Enem entre 2010 e 2019
 

 A partir desta terça-feira (26/1) estão abertas as inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2021. Os interessados podem se inscrever no site do programa até 29/1.  São oferecidas 93 mil vagas.


O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento para estudantes universitários com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda familiar do estudante.  


Podem solicitar o financiamento com juro zero estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Estudantes com renda maior podem concorrer também, mas, neste caso, são cobrados juros, o que tem diminuído o interesse de estudantes pelo programa.


Na edição do primeiro semestre, o Enem 2020 não pode ser usado na inscrição, já que os resultados da prova serão publicados no fim de março. Só são válidas as notas de 2010 até 2019.  


Por isso, organizações estudantis estão criticando o calendário do Fies do Programa Universidade para Todos (ProUni), pois os estudantes que fizeram somente o Enem 2020 estão excluídos do processo.  


Na seleção para o segundo semestre, serão aceitas as notas do Enem de 2010 a 2020.  


Vagas remanescentes - Segundo semestre  


Na edição do segundo semestre, haverá uma mudança: as vagas serão preenchidas pela nota no Enem e não por ordem de inscrição.  


O edital do segundo semestre ainda não foi publicado.