Noticias

Enem Digital: 43% dos alunos acessaram Cartão de Confirmação

Dado pode ser indicativo de abstenção elevada na prova que acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

| Da Redação

 
 

Candidatos ao Enem Digital também podem consultar os locais de prova na Página do Participante

 
Balanço divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indica que 57% dos candidatos ao Enem Digital não acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição até esta quarta-feira (20/1). Ao todo, 96.086 pessoas se inscreveram no Enem Digital.  O exame será realizado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro pela primeira vez.  


O cartão pode ser acessado na Página do Participante do Enem, onde os candidatos também podem consultar os locais de prova. É um documento que contém as informações com as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada, entre outras.   

 
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.   


O fato de maioria dos inscritos não terem acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição é uma indicação de que a abstenção no Enem Digital pode ser alta como aconteceu no primeiro dia de aplicação do Enem impresso, no último domingo (17/1), quando a taxa de abstenção foi de 51,5%.  Leia mais sobre o primeiro dia do Enem 2020 nesta matéria do Virando Bixo.


Como acessar o cartão  

Para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020.  


Enem Digital 2020  

Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade participarão das provas.  

 
Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal. 

 
Enem impresso: estudantes barrados 

Os estudantes que não puderam acessar as salas de exame no primeiro dia de aplicação no primeiro dia de provas devem comparecer para fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza no próximo domingo.  


Segundo nota oficial do Inep, os estudantes que enfrentaram problemas logísticos no primeiro dia do exame devem ir ao segundo. A nota não menciona claramente esses candidatos, mas eles se enquadram na descrição feita no documento.  


Além disso, as pessoas que se sentiram prejudicadas por problemas logísticos podem solicitar a reaplicação do Enem entre os dias 25 e 29 de janeiro na Página do Participante,  

 
Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep e o exame será reaplicado em 23 e 24 de fevereiro.