Publicidade

noticias

Enem tem abstenção recorde de 51,5% no primeiro dia de prova

Inep divulgou regras para candidatos com sintomas ou infectados com Covid-19 e outras doenças pedirem a reaplicação

| Da Redação -

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante coletiva sobre o Enem 2020

 

A taxa de abstenção do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi de 51,5%, segundo informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em entrevista coletiva. Faltaram ao exame cerca de 2,8 milhões de estudantes dos 5,7 milhões de inscritos.
 

Esta é a maior taxa de abstenção do Enem desde 2009, quando 37,7% dos inscritos faltaram. Em 2019, a abstenção chegou a 23%.
 

O ministro atribui a elevada abstenção ao medo de contaminação, por causa da pandemia de Covid-19, e da mídia.
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) também divulgou orientações para os candidatos que tiveram sintomas ou diagnóstico de Covid-19 na véspera ou no primeiro dia de provas. Eles poderão apresentar exames e laudos que comprovem a condição e solicitar a aplicação do exame entre 25 e 29 de janeiro.
 

O mesmo vale para outras doenças infecciosa, previstas no edital do Enem. O pedido pode ser encaminhado por meio da Página do Participante.
 

Quem tiver a solicitação aceita, fará as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.
 

Os estudantes que não puderam fazer o exame porque foram barrados poderão pedir para fazer as provas nas datas de reaplicação, em fevereiro. De acordo com o Inep, o problema foi registrado em 11 localidades e os pedidos serão avaliados.
 

Regras

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.  

Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
 

O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
 

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.

(Com informações do Inep)


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade