Noticias

Primeiro dia do Enem 2020: exame equilibrado e tradicional

Assista à correção do exame de Linguagem e Ciências Humanas ao vivo a partir das 21h30 aqui, no Virando Bixo

| Da Redação

Uma prova equilibrada e com conteúdo tradicional. É dessa maneira que Fernando da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, define a prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.  


Os candidatos realizaram a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, que teve como tema "O estigma social associado à doença mental na sociedade brasileira". Leia comentário sobre a redação aqui.  


Segundo Espiritu Santo, o que se destaca na prova do Enem são as temáticas das questões. "Havia um expectativa se a prova exploraria a Covid-19. Diretamente não abordou, mas enfocou o funk do Mc Fioti, Bum Bum Tan Tan, a partir de uma reportagem de 2018", destacou ele.  


Também chamou a atenção uma questão relacionada ao governo do estado de São Paulo, sobre o principal rio paulista, o rio Tietê, classificado como um rio morto.  


Um destaque positivo foram as questões que enfocaram o direito à igualdade de gênero, o direito das mulheres. Uma questão comparando os ganhos de Neymar e Marta, outra sobre assédio às mulheres na rua, por exemplo.  


Já em relação à prova de Ciências Humanas, a prova foi equilibrada e abordou autores clássicos. A prova de Geografia enfocou bastante geografia física, envolvendo formação dos relevos, o domínio político (sobre a balança comercial com a China) e a companhia da Jesus.
 

Na prova de Linguagem, o conteúdo foi bem tradicional, segundo Espiritu Santo: abordou gênero textual, vanguardas e artes contemporâneas.
  

Estudantes barrados 

Os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo noticiaram que estudantes foram barrados ao tentar entrar nas salas de aplicação do Enem em várias partes do país. Segundo as informações dos jornais, houve registro de estudantes barrados no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina sob alegação de que não havia espaço nas salas de aula. 

 
Confira aqui as questões corrigidas pelos professores do Poliedro.  E, a partir das 21h30, assista à correção extraoficial ao vivo: