Publicidade

noticias

Justiça mantém datas do Enem 2020 e exame começa no domingo

Mais de 5,7 milhões de estudantes são esperados para fazer a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação

| Da Redação -

 

Para evitar aglomerações, os portões dos locais de prova do Enem 2020 serão abertos às 11h30, meia hora antes do previsto

 

O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região de São Paulo negou, mais uma vez, o pedido da Defensoria Pública da União para adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, está mantido o calendário, que começa neste domingo (17/1), com o primeiro dia de prova do Enem impresso: serão realizadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação.  


No próximo domingo (24/1), será realizada a prova de Matemática e Ciências da Natureza. E nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, serão aplicadas as provas do Enem digital, que acontece pela primeira vez.  Ao todo, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem 2020, mas até o dia 7 de janeiro, 47,7% haviam acessado o cartão de confirmação da inscrição na Página do Participante.

Os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), meia hora do previsto, a fim de evitar aglomeração, e fecham às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30.


Disputa judicial 

A decisão do Tribunal Regional Federal manteve a decisão da Justiça Federão que São Paulo, que havia negado o adiamento do Enem na última terça.  


A ação alegava que as medidas sanitárias previstas pelo Inep, responsável pelo Enem, não são suficientes para garantir a segurança dos candidatos, em meio a uma explosão de casos de Covid-19 em todo o Brasil.  


Então, a prova será realizada em todo o país. A única exceção deverá ser o estado do Amazonas, onde a Justiça Federal concedeu liminar suspendendo a prova. Um decreto do governo do estado reforçou que não haverá a prova neste domingo. Porém, a decisão ainda pode ser revertida em segunda instância, segundo informações da Agência Brasil.  


O Amazonas passa um momento crítico da pandemia de Covid-19, com falta de leitos e de oxigênio nos hospitais. Pacientes em situação grave estão sendo transportados para outros estados.  


Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, existe o risco de a prova não ser reaplicada nas localidades onde ela não for realizada, por conta de dificuldades logísticas. Neste caso, se a prova não for mesmo realizada no Amazonas, os candidatos do estado ficarão de fora do Enem 2020.  

 
Orientações 

Confira a seguir os procedimentos de biossegurança anunciados pelo Inep:  


- O número de participantes por sala foi reduzido. A ocupação será de 50% da capacidade máxima de cada sala.  


- Os locais de prova serão higienizados antes de cada aplicação e organizados para garantir o distanciamento social adequado.  


- As etapas de produção e distribuição de provas também observaram as regras para higienização de materiais.  


- Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. A exceção são casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.  


- Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.  


- O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.  


- A higienização das mãos com álcool em gel, próprio ou fornecidos pelo Inep, será obrigatória antes da entrada em sala de provas.  


- Recipientes de álcool ficarão disponíveis durante toda a aplicação.  


- A ida ao banheiro será permitida desde que seja respeitada a distância prevista nos protocolos.  


- A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, com detector de metais, também respeitarão os protocolos de prevenção.  


- Toda a equipe de aplicadores foi capacitada para possibilitar o máximo de ventilação natural e aeração dos ambientes.  


- As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade), identificadas com base nas inscrições, terão ensalamento diferenciado. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima.  


- Além da redução de pessoas por ambiente, uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes que, segundo critérios do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à Covid-19.  


- Pessoas acometidas ou com sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais, não devem comparecer aos locais de prova no dia da aplicação. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada e comprovada, por meio da Página do Participante, para que seja avaliada a possibilidade de reaplicação.



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade