Noticias

Enem: 9 dicas para driblar o nervosismo na hora da prova

É normal se sentir com medo e inseguro em meio à pressão dos vestibulares, mas é possível manter o equilíbrio e mandar bem nos exames

| Da Redação

2021 já começou com tudo para aqueles que vão prestar vestibular. Só no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado a partir do próximo domingo (17/1) são 5.783.357 inscritos. Nos vestibulares das universidades número de candidatos também é grande: 77,6 mil na Unicamp e 130,3 mil no vestibular da Fuvest só para citar duas das mais concorridas.  


Ou seja, o ano já começou em período de provas. E a ansiedade e nervosismo, estão como?? Com certeza crescendo a cada prova que se aproxima, não é mesmo?!
 

Este é um momento muito importante, afinal, é o primeiro passo de uma escolha para a vida: o curso que você vai fazer e será o ponto de partida para construir a sua carreira.  

 

Quando bater o nervosismo por causa do vestibular, lembre-se que você está bem preparado e está dando o seu melhor
 


Então, para você passar por esse período de provas do Enem e dos vestibulares de forma mais tranquila e mandar bem na hora da prova, a Qcarreira, parceira do Virando Bixo, preparou nove dicas:  


1ª - Preste a atenção ao que você está sentindo (medo, ansiedade, cansaço físico ou mental por exemplo). Para você conseguir se controlar, é preciso identificar o que está sentindo.  


2ª Reconheça os seus esforços e dedicação. É comum você se sentir esgotado, mas olhe para trás e veja o tanto que você já venceu, falta pouco!!  


3ª Busque apoio social, converse com amigos e familiares. Falar e se abrir ajuda a aliviar o que está sentindo.  


4ª Separe uma hora que seja do seu dia para se distrair, assistir a filmes, jogar, conversar, passar tempo com as pessoas que você ama, fazer algo que você gosta.  


5ª Inclua um exercício físico em sua rotina, uma caminhada, andar de bike, alongamento ou qualquer outra atividade que você goste mais.  


6ª Controle os pensamentos. É comum surgirem pensamentos como: não vou conseguir, vai ser difícil, é muito concorrido, e muitos outros. Pensar desta forma só atrapalha, não é útil. Para conseguir controlar, crie pensamentos mais positivos e realistas para substituir, como por exemplo: eu estudei e me preparei, vou dar o meu melhor, eu tenho capacidade.  


7ª Evite se desgastar antes da prova, não estude na véspera, procure descansar mentalmente e fisicamente.  


8ª Alimente-se bem e durma a quantidade de horas necessária para o seu organismo.  

 
9ª Evite estresse, confira no dia anterior da prova tudo o que você precisa levar: material, documentos e etc. 

 
Além dessas dicas, manter o foco, a perseverança e pensamentos positivos serão fundamental para se dar bem na hora da prova.    


E se você ainda não sabe qual profissão seguir, a Qcarreira pode te ajudar!! Ter certeza da profissão que combina com você, a vida e carreira que você quer ter, é o motivo pelo qual você está se dedicando, se preparando para realizar o vestibular. Boa sorte!!