Publicidade

noticias

Interpretação de texto é a chave para se dar bem em inglês

Vestibulares e Enem privilegiam capacidade de entendimento dos candidatos ao invés de focar em gramática

| Da Redação -

 
 


 

Esta é a penúltima semana da primeira fase do simulado Virando Bixo edição 2020. E a prova é de inglês.  


Para dar aquela forcinha para quem está se preparando para os vestibulares de janeiro, o professor Francisco Oliveira, que dá aula de inglês no curso Poliedro, traz algumas dicas, baseadas nas características das provas dos vestibulares da Fuvest e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  As dicas valem tanto para a primeira fase quanto para a segunda fase, que será em fevereiro.


E se você quiser relembrar as características da prova de inglês no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está marcado para o próximo domingo, confira esta matéria do Virando Bixo.  


Vale lembrar que o essencial para se dar bem em inglês no vestibular e no Enem é focar na interpretação de texto. Leia mais a seguir:  


Quais as características centrais das provas da Unicamp e Fuvest? São muito diferentes?  

As provas de inglês da Fuvest e da Unicamp cobram apenas interpretação de textos e têm enunciados e alternativas propostas redigidas em português. Ambas utilizaram questões interdisciplinares nos 2 últimos anos. Essa é a parte comum a ambas.  

 

A Unicamp apresentou 10 questões na 1ª fase nos três últimos anos, ao passo que a Fuvest trouxe 5 questões em 2018, 7 em 2019 e 8 em 2020.  

 

A Unicamp tem adotado o padrão de 1 texto para cada questão, enquanto a Fuvest ainda tem textos com 2 ou 3 questões cada, além de alguns com apenas 1 questão cada. Geralmente são de gêneros textuais diferentes posts de redes sociais, poemas, tirinhas etc.  

 

Vale notar que a Unicamp recentemente passou a usar uma técnica de elaboração de alternativas que foi criada e consagrada pela Fuvest: a resposta certa é redigida com palavras diferentes, inéditas, que não estavam no texto base, mas que formam uma mensagem condizente com o trecho original do texto.
 

O que o estudante deve fazer, durante a prova, se tiver dificuldade em entender o enunciado?  

Ao ler o enunciado, o estudante deve identificar as palavras chave e voltar ao texto para localizar o trecho em que elas estão contidas. Na maioria dos casos ele irá conseguir fazer esta localização e, a partir daquele contexto, perceber o trecho que se encaixa com aquilo e identificar o que vem a ser a resposta propriamente dita.
  

Alguma outra recomendação?  

Uma recomendação importante é que o estudante não deve se deixar guiar apenas pelas palavras semelhantes ou repetidas do texto são armadilhas para indução ao erro. O que se deve analisar é a mensagem geral da alternativa proposta. A banca escreve alternativas erradas usando palavras do texto indução ao erro por semelhança mas, por outro lado, escreve a única alternativa correta com palavras diferentes, inéditas, mas que formam uma mensagem que se equivale ao original do texto.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade