Noticias

Disponível para consulta o Cartão de Confirmação do Enem

Documento contém várias informações importantes, entre elas o local onde o candidato vai fazer a prova

| Da Redação

Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem 2020
 

Já está disponível para consulta o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos podem acessar o documento na Página do Participante.  


Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame.  


As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.  


Como acessar  

Para acessar a Página do Participante, o candidato deve se cadastrar no portal do governo federal, em acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição.  
   

Confira o passo a passo:  

Acesse a Página do Participante. 

Faça o login pela sua conta no Gov.Br. 

Clique em "Aplicação". 

Clique em "Local de Prova";  
 

Um personagem interativo da Página do Participante enviará um botão escrito "Local de Prova". Clique nesse botão para acessar o cartão de confirmação com o endereço do local onde você fará o Enem.
 

Mobilização pelo adiamento  

O aumento do número de casos de Covid-19, registrado em várias partes do país, levou organizações estudantis como a União Nacional de Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) a pedirem o adiamento do Enem nas redes sociais, com o uso da #adiaenem, que foi uma das mais comentadas no Twitter
 

Em agosto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou as adequações que serão feitas para a aplicação do Enem 2020. Desde então, não foram divulgadas novas orientações. Veja a seguir, alguns dos principais procedimentos: 

Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a Covid-19. 

O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial.
 

Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo.
 

Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
 

A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.
 

O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.
 

A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19.
 

As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.
 

O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei nº14.019, de 2020.  

Leia mais nesta matéria publicada no site do Inep.