Noticias

Energia é tema cobrado nas provas de Física dos vestibulares

Professor do curso Poliedro dá dicas sobre o que focar para as provas da Unicamp e Fuvest, que estão chegando

| Da Redação

 

 

E não é que 2021 chegou? Nós aqui do Virando Bixo desejamos a todos vocês um ano de muitas realizações e, claro, de sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares.
 

E como nós não deixamos você na mão, logo na primeira segunda-feira do ano retomamos as provas da primeira fase do simulado - que, aliás, está na reta final: faltam três semanas para encerrar a primeira etapa do Virando Bixo edição 2020.
 

Os candidatos mais bem classificados serão convocados para a segunda fase, uma prova dissertativa e uma redação. E, ao final do processo, o primeiro colocado na categoria Vestibulando vai ganhar um computador e o vencedor da categoria Treineiro receberá como prêmio um curso de inglês online.
 

Como fazemos toda semana, segunda-feira é dia de apresentar as dicas dos professores do colégio e curso Poliedro, parceiro do Virando Bixo, para a prova da semana, que, essa vez, é de Física.
 

Confira, então, as dicas do professor Eduardo Leite, que dá aula de Física no curso Poliedro, já pensando nas provas da Unicamp, Fuvest e Unesp que vêm por aí.
 

Falando em Unicamp e Fuvest, existe diferença entre os tópicos da primeira e da segunda fase dos vestibulares?  

Sim, geralmente os tópicos se complementam, ou seja, assuntos que caem na primeira fase, normalmente são menos cobrados na segunda (com exceção de Trabalho, Energia e Potência e Resistores que são, normalmente, cobrados nas duas fases, tanto na Fuvest quanto na Unicamp). 


O que reforçar para a segunda fase? E na reta final da primeira fase?

Na reta final para a primeira fase é importante não se afobar para não se desgastar de forma pouco eficiente. Reveja alguns conteúdos com os quais tem muita dificuldade, mas obedeça uma ordem de relevância. Se o assunto sempre cai e você tem dificuldades, esse assunto merece atenção, merece prioridade. Assuntos que você domina não precisam de atenção especial neste momento, confie no que aprendeu.

Para a segunda fase continua valendo a regra das prioridades. Não temos tempo hábil para rever tudo, portanto dê preferência aos conteúdos ainda não aprendidos e que sempre caem. Vale a pena também "dar um polimento" aos conteúdos que são mais cobrados, mesmo que já tenha um bom conhecimento sobre o mesmo.

Para a primeira fase da Fuvest, os assuntos energia, trabalho e potência, refração e lentes, resistores, impulso e quantidade de movimento, gases, calorimetria e dinâmica merecem uma atenção especial. Para a segunda fase, vale a pena rever Energia, trabalho e potência, Atrito, Movimento circular, hidrostática, ondas periódicas e resistores.

Já para a primeira fase da Unicamp, dê uma olhada em energia, trabalho e potência, hidrostática, resistores, introdução a cinemática, calorimetria e movimentos retilíneos. Para a segunda fase, vale a pena reforçar o estudo de Energia, trabalho e potência, atrito, movimento circular, gases, gravitação universal, impulso e quantidade de movimento e resistores.
 

Alguma recomendação especial para as provas que estão chegando?  

Tente manter a calma, você se preparou, você se dedicou, agora precisa colocar em prática o que aprendeu. Evite jornadas excessivas de estudo tentando ver e rever conteúdos. Se organize e dê prioridades. Mantenha uma alimentação balanceada, beba bastante água e tente manter o sono em dia, você precisa estar inteiro para os dias de prova. Confie no trabalho que já foi desenvolvido durante o ano letivo, a prova não será nada diferente do que foi trabalhado por seus professores neste período.


Os cinco temas mais recorrentes nas questões objetivas são:


Fuvest
1.Energia, trabalho e potência 8,77%
2.Resistores 8,77%
3.Refração e lentes 8,77%
4.Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional 7,02%
5.Dinâmica 5,26%

Unicamp
1.Energia, Trabalho e Potência 13,21%
2.Resistores 9,43%
3.Hidrostática 9,43%
4.Introdução à Cinemática 5,66%
5.Dinâmica 5,66%

Os cinco temas mais recorrentes nas questões discursivas são:  

Fuvest
1.Ondas periódicas 7,7%
2.Natureza elétrica da matéria e Lei de Coulomb 7,7%
3.Campo elétrico 7,7%
4.Resistores 7,7%
5.Hidrostática 7,7%

Unicamp
1.Energia, trabalho e potência 10%
2.Gravitação universal 10%
3.Atrito e movimento circular 6,7%
4.Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional 6,7%
5.Trabalho, potência e energia elétrica 6,7%