Publicidade

noticias

Cinco temas que podem cair na redação do Enem e vestibulares

Além de se manter atualizado, é importante que o aluno se organize e siga alguns passos para fazer uma boa prova

| Da Redação -

A redação é uma prova eliminatória em muitos vestibulares
  

A redação é parte fundamental das notas dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em alguns processos seletivos é eliminatória, pois muitas instituições de ensino valorizam as produções textuais e avaliam as técnicas de escrita, a capacidade de organização de ideias e estruturação coerente de conteúdo, as habilidades de argumentação, o domínio do vocabulário e as analogias às vivências de cada estudante.  


Por isso, a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Fabiula Neubern, sugere que os alunos treinem bastante. "É recomendável produzir um texto por semana para aprimorar a agilidade em planejar e executar a escrita dissertativa, com grande atenção à gramática, cada vez mais exigida nas provas. Também é importante que desenvolvam o hábito de leitura para enriquecer o vocabulário e aumentar o conhecimento sobre as regras gramaticais, a compreensão acerca das atualidades e o "modus operandi" da argumentação", diz Fabiula.  


Confira algumas dicas de Fabiula para ter um bom desempenho nas redações: 


1. Leia a frase ou recorte temático atentamente, já sublinhando as palavras-chave para delimitar o tema e o seu recorte.  


2. Leia cuidadosamente os textos motivadores. Isso pode ajudar na composição do projeto de texto. Segundo Fabiula, esse projeto é uma espécie de esqueleto, ou seja, um conjunto de anotações do tipo: qual será a minha tese, isto é, meu posicionamento? Qual ou quais referências externas vou usar? Qual a ideia central de cada parágrafo de desenvolvimento? Qual será a proposta de intervenção? A organização é necessária, já que é uma das habilidades observadas em qualquer texto dissertativo-argumentativo.  

 

3. Para escrever o texto, alguns alunos fazem um rascunho completo, outros escrevem os primeiros parágrafos em rascunho e partem para a folha oficial. Outros, ainda, escrevem o texto todo diretamente na folha oficial a partir do projeto. Cada um define a estratégia que o deixa mais seguro e confortável. Independentemente da tática escolhida, é fundamental fazer uma revisão gramatical ao final. 

 

4. Não deixe a redação para o final. Cada pessoa deve desenvolver a sua estratégia, ou seja, aquela que a deixa mais confortável. Porém, a coordenadora não recomenda que se deixe a redação para o final da prova porque o aluno ou aluna pode se perder com o tempo e não conseguir concluir o texto.
 


Confira 5 linhas de pensamento para prováveis temas neste ano  

Segundo Fabiula, independentemente do tema que será proposto pelo processo seletivo, é certo que terá relações com a pandemia de Covid-19. Então, algumas linhas de raciocínio são possíveis:

- As transformações na medicina, como a maior utilização da telemedicina;  


- Os benefícios do SUS para a saúde pública;  


- Os desafios do uso da tecnologia no âmbito educacional;  


- A universalização do saneamento básico no Brasil;  


- O combate aos maus tratos dos animais.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade